Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - ACONTECE
10 de julho - Dia da Pizza
10/07/2012

Com borda recheada ou não, doce ou salgada, de mussarela, frango, calabresa, a portuguesa, brigadeiro e as mais diversas composições possíveis, a pizza é um dos pratos mais consumidos não só em São Paulo, mas em todo o país. Chegou no Brasil por meio dos imigrantes italianos e foi assada pela primeira vez no bairro paulista do Brás. Em São Paulo estima-se que exista um consumo em torno de 43 milhões de pizzas ao mês, movimentando cerca de R$ 10 bilhões ao ano.

E para quem pensa que a pizza é de origem italiana, engana-se. Os egípcios e hebreus a cerca de 6 mil anos atrás, foram os primeiros a saborearem uma mistura de água e farinha, chamado pão de Abraão, que é à base da pizza de hoje.

Durante as Cruzadas o pão foi levado ao porto italiano de Nápoles e eram destinadas aos italianos pobres, sendo adicionado à massa apenas alguns azeites e ervas e era comido como um sanduíche.
Os napolitanos tomaram gosto pelo petisco e o aperfeiçoaram. Usaram trigo de boa qualidade para a massa e criaram coberturas variadas, especialmente com queijo. Nascia então, a pizza.

Curiosidade

A mais antiga pizzaria que se conhece está em Nápoles, na Itália e foi fundada em 1830. Em 1889 os reis italianos Umberto I e Margherita estavam passando uma temporada na cidade e quiseram provar o famoso prato. Como não ficava bem para a nobreza ir à pizzaria, pediram para que a pizza fosse entregue em casa. Um pizzaiolo preparou a receita cobrindo a pizza com mussarela, tomate e manjericão, ingredientes de cores iguais às da bandeira italiana  para homenagear as altezas reais e fiou conhecida como pizza margherita. Os reis adoraram aquela massa recheada. A partir do século XVI, a novidade era apreciada na corte de Nápoles e logo se espalhou pelo mundo. Após sua exportação, Nova York e São Paulo passaram a ser os maiores consumidores da receita.

Atualmente, somente na capital paulista existem cerca de cinco mil pizzarias e 12 mil no estado. São Paulo consome cerca de 40 mil pizzas por hora, ou aproximadamente um milhão por dia, sendo que no Dia da Pizza esse número aumenta cerca de 20%. A cidade só perde para Nova York que é conhecida como a maior metrópole consumidora desta massa.
Famosa entre os brasileiros a pizza ganhou um dia especial só para ela. Comemorado desde 1985, o dia 10 de julho foi escolhido por que nessa data aconteceu a final de um concurso estadual que elegeu as 10 melhores receitas de pizza de mussarela e marguerita. A data da final do concurso foi então reconhecida como o dia oficial em comemoração a essa delícia. E para comemorar , nada melhor do que degustar este saboroso prato, então, que tudo acabe em pizza.

confira nossas receitas de pizza 

Massa de pizza  caseira 

Pizza Marguerita

Massa de Pizza de Arroz e Cenoura

Pizza quatro queijos

 

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
Pizza Fácil
Pizza Fácil
10/07/2013
Pizza Rápida
Pizza Rápida
10/07/2013
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2017 Gastrovia Turismo e Gastronomia