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COLUNISTAS - Adélia Ribeiro, Liana Artissian, Ruth Cronemberger
Garçom, por favor!
14/09/2012


Os brasileiros estão utilizando cada vez mais restaurantes e padarias para suas refeições diárias. Quer um exemplo? É só observar o número de opções que o Gastrovia oferece aos internautas. Por conta desse fato, na mídia já se fala na escassez do profissional – garçom - no mercado. Com a proximidade da Copa e das Olimpíadas, esse profissional está sendo mais requisitado e a grande exigência é que esteja capacitado para bem atender os clientes. “As estrelas são conferidas a um restaurante pela qualidade de seu cardápio, pelo esmero e beleza do espaço físico, mas principalmente pela qualidade dos serviços prestados”- trecho do livro Respeito é bom e todo mundo gosta.

É fundamental que a capacitação técnica e a prática do garçom estejam alinhadas ao seu comportamento e postura profissional. Discrição, higiene pessoal, saúde, boa aparência, atitudes gentis, etiqueta à mesa são alguns dos requisitos exigidos a um garçom. Portanto, inserimos abaixo dicas importantes para o aperfeiçoamento desse profissional:

  • A aplicação das normas de higiene é imprescindível, principalmente aos profissionais que estão em contato (tira o muito) próximo daqueles a quem estão servindo: banhos diários, cabelos e unhas curtos e limpos, barba feita, bom hálito e cuidados com a sudorese. Em nossos treinamentos damos dicas detalhadas para cada item de higiene.
  • Os estabelecimentos preocupam-se em passar a (tira o sua) melhor imagem através dos garçons, linha de frente junto aos clientes. Elaboram uniformes com designers personalizados para transmitir: organização, qualidade e confiança. Fixam assim, sua marca no mercado. Em vista disso, os uniformes devem ser preservados quanto ao estilo, limpos, passados e impecáveis.
  • O garçom deve estar atento à hierarquia de cada mesa para observar a ordem do servir.
  • O sigilo e a discrição são imprescindíveis na função. A melhor política é ouvir e não passar à frente; ver e fazer de conta que não viu. Comentar com outros colegas o que viu ou ouviu pode trazer transtornos ao trabalho e é antiético.
  • Cumprimentar olhando para o cliente, sorrir, dizer seu nome para personalizar o atendimento, ouvir atentamente o pedido, estar disponível e atento são alguns itens concernentes a um atendimento diferenciado e cortês.

Buscar sempre seu aperfeiçoamento profissional através de leituras, observações e cursos, é crescimento. Conhecer bem os cardápios para sanar as dúvidas e orientar os clientes, é necessário. Saber trabalhar em equipe é fundamental. Ter prazer em servir, orgulho do que faz e do estabelecimento que trabalha é questão de autoestima.

Mais dicas no livro “Respeito é bom e todo mundo gosta” – Ed. Paulinas 2011.

Adélia Ribeiro, Liana Artissian, Ruth Cronemberger

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