Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - ACONTECE
Menu Sustentável é a dica para aproveitar o feriado prolongado
06/06/2012

Até o dia 10 de junho, 27 restaurantes da capital paulista como o Le Manjou Bistrô, o Bananeira, o Anna Prem, o La pasta Gialla e o La Caballeriza servirão cardápios elaborados a partir de conceitos sustentáveis e ainda apoiam a causa da ONG Banco de Alimentos.

Desde o sábado passado (02), São Paulo recebe a 1ª edição do Menu Sustentável, evento gastronômico que reúne grandes restaurantes da capital paulista com a proposta de oferecer uma semana especial com opções de alta gastronomia e sustentabilidade.

Até o próximo dia 10 de junho, a dica é aproveitar o feriado prolongado para visitar as 27 casas que embarcaram na proposta de desenvolver um cardápio criativo onde a sustentabilidade foi a principal inspiração para a criação de pratos que traduzem o estilo gastronômico de cada um dos restaurantes.

Entre os restaurantes que participam do Menu Sustentável estão o Capim Santo, da chef Morena Leite; o espanhol Eñe, comandado pelo chef Chico Farah; o Marakuthai, da chef Renata Vanzetto, o Eau French Grill, chefiado por Laurent Hervé e o Porto Rubaiyat, do chef Carlos Iglesias. Em todos eles, premissas que vão desde à origem dos ingredientes, bem como condutas que fazem a diferença dentro dos princípios de sustentabilidade dão o tom do menu. Além de utilizar produtos de origem 100% orgânica disponíveis na estação, a criação dos pratos levou em conta o aproveitamento completo dos alimentos, o que resultou na eliminação do desperdício e a minimização do descarte de resíduos para o lixo.

Muito mais que proporcionar uma gastronomia sustentável durante o evento, o Menu Sustentável pretende levar esta ideia para a casa dos visitantes. Além de apresentar a criação de cada restaurante, o cardápio do Menu Sustentável vem acompanhado por dicas que incentivam o cliente a adotar atitudes sustentáveis no dia a dia da cozinha, além da receita preparada pelo chef – um convite para colocar em prática a consciência ambiental na elaboração do prato em casa. As dicas ainda podem ser encontradas no site www.viradasustentavel.com/gastronomia.

Além de levar a bandeira da sustentabilidade à cozinha, o Menu Sustentável aproveita a oportunidade para difundir e apoiar uma grande causa: o trabalho promovido pela ONG Banco de Alimentos, que desde 1999 atua na arrecadação de alimentos sustentada pelo ciclo da redução da fome por meio do combate ao desperdício de alimentos e a promoção da educação e a cidadania em nossa sociedade. Cada casa participante terá à disposição um cofrinho onde os clientes pode realizar sua doação em prol do Banco de Alimentos.

Confira a lista dos 27 restaurantes e seus respectivos menus.
 

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia