Um comitê de sustentabilidade está trabalhando constantemente para posicionar Cartagena das Índias, na Colômbia, como um destino turístico sustentável em nível mundial.
Faz parte desse grupo a Prefeitura Municipal, instituições turísticas e a própria sociedade civil. O comitê começou suas tarefas pelo Centro Histórico da cidade, especificamente nos bairros de San Diego, Centro e Getsemaní, motivado, sobretudo, pela declaração de Cartagena como Patrimônio da Humanidade.
Com a coordenação do Turismo de Cartagena das Índias, o primeiro projeto já obteve resultados por meio de programas de sensibilização e capacitação de todos os interessados na importância do turismo e da sustentabilidade. O grupo também conseguiu alavancar o número de turistas que visitam Cartagena, bem como seu grau de satisfação. Além disso, com o propósito de gerar emprego e desenvolver a capacidade empresarial local, o comitê tem liderado capacitações para o melhorar e inovar a oferta e o serviço local, assim como tem oferecido rodadas de negócios que estimulem o comércio na região.
Certificado de Qualidade Turística
Os esforços de Cartagena estão focados em cumprir os princípios de sustentabilidade descritos pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e para obter assim o Certificado de Qualidade Turística do Ministério de Comércio, Indústria e Turismo da Colômbia, que busca melhorar os serviços turísticos do país.
Como resultado, a cidade deve garantir um desenvolvimento econômico que eleve a qualidade de vida e bem-estar social de seus habitantes, sem esgotar os recursos naturais ou prejudicar o ambiente.
Ao visitarem Cartagena das Índias, os turistas poderão conferir a autenticidade sócio cultural das comunidades locais, pois o projeto também incluiu ações de conscientização para conservação do patrimônio arquitetônico da cidade e os valores tradicionais de sua gente. Essas são as primeiras medidas adotadas pela cidade para se posicionar como um exemplo mundial de turismo sustentável. ‘La Heroica’, como também é conhecida Cartagena, adotou o projeto, sobretudo, como forma de estimular o turismo na região, essencial na geração de empregos estáveis, renda e bem-estar para às comunidades locais.