Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - ACONTECE
Landel lança Dunkel em homenagem aos 500 anos da 'Lei de Pureza Alemã'.
12/05/2016

Para celebrar os quinhentos anos da “Reinheitsgebot” - a Lei de Pureza da Cerveja - a Cervejaria Landel lança no mercado a Dunkel, seguindo à risca a “receita do Duque Guilherme IV*”.

Uma munchner dunkel caramelizada, com notas de avelã, nozes e o assado característico do malte Munich, a Dunkel da Landel é uma cerveja equilibrada, filtrada, que possui 80% de sua fórmula desenvolvida com maltes especiais.

Com ABV (teor alcoólico) de 5.0% e IBU na escala 20, a cerveja possui elevado grau de drinkability.

Segundo Samuel Mendonça, um dos sócios da Landel, a Lei de Pureza é algo bastante controverso, pois restringe muito a imaginação e, em decorrência disso, a inovação na produção de cervejas, conceitos muito estimados pela marca. Ainda assim, a Cervejaria Campineira tem extrema consideração pela tradição da cerveja alemã. “Em demonstração ao nosso respeito a essa escola secular, que possui a Lei de Pureza como base, nós estamos fazendo essa homenagem, produzindo uma cerveja estritamente alemã, uma Dunkel clássica, como deve ser”, explicou Samuel.

Este estilo comemorativo poderá ser conferido na 2ª edição do do Cartel Cigano, evento organizado por um grupo formado por 10 cervejarias artesanais do Estado de São Paulo, que se uniram para oferecer ao público apreciador de brejas bem elaboradas a oportunidade de conhecer seus produtos a preços acessíveis. O evento será realizado neste sábado, dia 14, das 13h às 22h, no Espaço HAKKA, no bairro da Liberdade, em São Paulo.

Lei da Pureza e sua história

Foi no dia 23 de abril de 1516, na região da Baviera, que Guilherme IV, Duque da Baviera, assinou o decreto que instituia que a cerveja deveria ser fabricada apenas com os seguintes ingredientes: água, cevada e lúpulo.

Batizada com o nome de “Reinheitsgebot”, ou seja, 'Lei de Pureza da Cerveja', ela é considerada uma das mais antiga leis de proteção ao consumidor do mundo e neste ano completa 500 anos desde sua promulgação.

Obviamente, com a evolução dos processos e as indispensáveis adaptações às dinâmicas regras de mercado, alguns elementos foram acrescentados, aumentando a abrangência dessa Lei ancestral.

Considerada por algumas das principais escolas cervejeiras uma receita básica para a excelência, muitas cervejarias de renome ainda seguem à risca a ”Reinheitsgebot”, entre elas as alemãs e as belgas.

Acesse: www.cervejarialandel.com.br

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia