O marketing digital consiste em desenvolver estratégias de relacionamento na internet. Muitas pessoas acreditam que construir um site otimizado, ter um bom conteúdo e ter uma página no Facebook já esta de bom tamanho, mas a realidade é muito diferente.
A experiência de estadia e compra deve ser estendida pelas redes sociais, blogs, sites e podcasts. O cliente necessita de comodidade, e não é só o conforto no quarto de um hotel. Na hora de decidir em qual hotel ficará, o cliente busca por internet, conforto, além de uma boa localização, por exemplo, se é próximo de algum local de lazer que esteja interessado.
Temos como exemplo a expressão de pesquisa “Hotel Centro São Paulo”. Os hotéis no centro de São Paulo devem estar organizados e competitivos na web. Para isso, é necessário que eles tomem alguns cuidados. Veja nossas dicas:
1. Crie uma página na web (site) com as palavras chave da sua localização. Exemplo: Hotel Centro São Paulo | (nome do seu hotel).
2. Ofereça um conteúdo diferenciado e a programação de suas atividades.
3. Crie uma aba “Dicas” de como se portar em um hotel ou o que levar.
4. Coloque fotos de seus hóspedes, caso eles permitam, desfrutando de suas instalações.
5. Faça relacionamento pelas redes sociais.
6. Não esqueça de colocar conteúdo em outras línguas ou um plugin tradutor.
7. Realize atendimento por meio do Facebook e/ou outras redes sociais.
8. Ofereça descontos e promoções para quem curte sua Fan Page do Facebook.
9. Participe de sites de compra coletiva e ofereça pacotes.
10. Divulgue fotos e vídeos de suas instalações no YouTube, Linkedin e Facebook.
Após a etapa de criação e desenvolvimento de todas as ferramentas que englobam a teia do marketing digital, será necessário ter um trabalho contínuo. Não basta jogar todo esse material na internet e esperar por resultados. Tão fundamental quanto a criação desse plano organizacional é uma boa gestão de redes sociais. Os hotéis devem entregar essa função a um ótimo profissional de marketing digital. Portanto, pesquise seu portfólio, veja o que realmente ele tem a oferecer. Saiba que ele será o responsável por promover campanhas online, pela Fan Page do Facebook, monitorar redes sociais, além de outras funções.
Para realizar todas essas atividades, é muito importante que o profissional responsável pela área de marketing digital seja qualificado. Também é essencial ter um planejamento e optar, se possível, por uma terceirização. Afinal, a terceirização diminuirá custos e trará profissionais especializados, sem a necessidade de criar um novo departamento interno.