Neste inverno, turistas que visitam a Reserva Biológica Huilo Huilo, na Patagônia chilena, poderão realizar um passeio que irá encantar os amantes das ciências. Periodicamente, serão realizados no local os chamados "tours glaciológicos", que, liderados por pesquisadores, irão até uma geleira no topo do vulcão Mocho-Choshuenco (que fica dentro da reserva) para analisar a neve que cobre a área. Essa geleira tem uma área total de 5,9 km² e alimenta o rio Blanco, um dos mais importantes da região.
O objetivo da excursão é verificar se há registros de degelo na área e ver como as condições climáticas da região estão afetando a paisagem e o ecossistema de Huilo Huilo. As informações obtidas no passeio são enviadas para o Centro de Estudos Científicos da cidade de Valdivia, um importante centro urbano chileno que fica perto de Huilo Huilo.
Vale ressaltar que o vulcão Mocho-Choshuenco, apesar de ativo, não apresenta erupções desde 1864.
Além disso, os hóspedes da Reserva Biológica podem aproveitar o frio para se divertir com diversos esportes de neve, como esqui, snowboard, trekking na neve, esqui randonnée e passeios em motos de neve. Os adultos e as crianças também podem escorregar em um tobogã de neve que proporciona muita adrenalina e diversão. E tudo isso é feito nas escostas do vulcão Mocho-Choshuenco.
No local, há diversos instrutores à disposição para ensinar os viajantes a deslizar no gelo.
Saiba mais em: www.huilhuilo.com