Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - O QUE FAZER, AONDE IR?
Pedreira
02/05/2012

Pedreira nasce do sonho do  Cel. João Pedro de Godoy Moreira que transformou sua  fazenda em uma cidade. Iniciando como  Bairro dos Pedros transformou-se em Santana de Pedreira, mais tarde, Pedreira.  Povoada pelos imigrantes italianos que haviam vindo para trabalhar na lavoura do café. Mas muitos deles já eram proprietários de estabelecimentos comerciais e industriais que deram a configuração ao município de uma cidade industrial e moderna, vindo a destacar na industrialização a produção de porcelana que teve seu início em 1914, com a instalação da Fábrica de Louças Santa Rita, dos irmãos Ângelo e Antonio Rizzi, além da Cerâmica Santana em 1941 e a Nadir Figueiredo em 1943, que sobressaem entre as primeiras indústrias do gênero, vindo a seguir dezenas de outras que configuraram o parque industrial da cidade. 

Assim, em 2011, 115 anos após a emancipação do município, Pedreira conta com mais de 47 bairros e uma população de mais de 41 mil habitantes. Pedreira faz parte do Circuito das Águas Paulista, desde 2004. O objetivo do Circuito é realizar um trabalho em conjunto com as cidades que fazem parte do Consórcio na divulgação de seus atrativos turísticos. Conhecida como “A Capital da Porcelana”. A indústria da porcelana começou em 1914, através dos irmãos Ângelo e Antonio Rizzi.

Com seu clima temperado, a 135 km da capital, Pedreira tem muito mais a oferecer: sua beleza, uma excelente gastronomia, seus pontos turísticos.

Turismo de Compras

Hoje, com o comércio diversificado, podemos encontrar além de porcelanas e louças, uma infinidade de artigos domésticos e de adorno, inúmeras peças artísticas e de decoração dos mais variados materiais, tais como: faiança, madeira, alumínio, vidro, plástico, cerâmica, gesso,  resina, ferro, etc. Atualmente, as 450 lojas especializadas na venda desses produtos estão instaladas em pontos de fácil acesso, atendendo ao público inclusive nos finais de semana e feriados, das 09H00 às 18H00.

Pontos Turísticos 

COMPLEXO TURÍSTICO DO MORRO DE CRISTO - Um complexo que retrata as construções de Jeruzalém. No percuso do Morro de Cristo encontramos 14 estações, com  azuleijos pintados á mão que  representa o Caminho do Calvário, Nossa Senhara Aparecida é Homenagiada com uma praça, também temos a imagem do Cristo Redentor e um monumento da Revolução Constitucionalista de 1932.

Do local se tem uma visão panorâmica da cidade.

ZÔO – BOSQUE MUNICIPAL “PREFEITO ADOLFO LENZI” - Sede da Secretaria do Meio Ambiente e desenvolve diversos cursos de Educação Ambiental. Possui uma área de mais de 33.000 mts2, com mata nativa, animais e aves, há um espaço de lazer com  quiosques, playground e lanchonete.

BOULEVARD RIO JAGUARI (CICLOVIA) -  Às margens do Rio Jaguari, na Vila São José, próximo ao monumento em homenagem aos Expedicionários. 

MUSEU HISTÓRICO E DA PORCELANA - Instalado num sobrado do final do século XIX, as peças do acervo  retrata aspectos da fundação da cidade, imigração italiana, ferrovia, saúde, entre outros, temos também fotografias, mobílias e peças de porcelana. O Museu conta ainda com uma mini-fábrica que demonstra o processo de fabricação das porcelanas. 

CASA DO FUNDADOR DA CIDADE “CORONEL JOÃO PEDRO DE GODOY MOREIRA” - O imóvel foi construído durante o século XIX, no estilo neoclássico, apresentando uma tipologia arquitetônica única, destacando-se entre as demais. É um dos últimos remanescentes da fase inicial do desenvolvimento urbano de Pedreira – uma das cidades da região que ainda mantém a casa de seu fundador. Construída pelo Cel. João Pedro, fundador de Pedreira. 

IGREJA MATRIZ DE SANT’ANA  - Em estilo Gótico, foi construída os séculos XIX e XX.  Possui na fachada, vitrais que retratam passagens bíblicas e a Capela do Santíssimo.

MORRO DE MARIA - Inaugurado durante as comemorações dos 110 anos de Pedreira, representam os mistérios do Rosário. As pinturas foram realizadas por artistas locais. 

CASA DO PADRE ALEXANDRINO -  A construção apresenta uma tipologia arquitetônica que se destaca entre as demais, representando a fase inicial urbana da cidade. Ainda possui no teto de uma das salas, uma pintura feita em 1º de dezembro de 1894, por Pedro Gallinaro, representando a Anunciação de Nossa Senhora.

ESTAÇÃO DA COMPANHIA MOGIANA DE ESTRADA DE FERRO - Prédio histórico, a antiga estação de trem foi inaugurada em 15 de novembro de 1875. Funcionam no local, atualmente, a Secretaria Municipal de Turismo, o Posto de Informações Turísticas, a Feira de Arte e Artesanato de Pedreira e a Guarda Municipal.

OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO DE PEDREIRA - Sendo um ponto de referência científico, cultural e turístico no país, o Observatório divulga astronomia no meio escolar e ao público em geral.
Horário de Funcionamento: Sábados e domingos das 19H00 às 22H00 (público em geral)
Segunda à sexta-feira (atividades agendadas para escolas ou grupos)

Turismo Rural e de Aventura 

ASSOCIAÇÃO DE AGROTURISMO DE PEDREIRA E REGIÃO - O objetivo da Associação é integrar as propriedades com interesse comum no Turismo Rural que além de ser um resgate histórico e cultural, também agrega valor aos produtos da agricultura como: queijos, vinhos, compotas, geléias, cachaças, licores, massas, pães e etc.
O artesanato rural com fibras naturais, cipós, bambu, bucha vegetal é produzido de forma ambientalmente correta.
E para quem gosta de aventura não faltam atrativos: trilhas, passeios a cavalo, acqua ride e tirolesa. Tel.: (19) 3852-3195 / 9716-8558 / 9210-1295

Como Chegar

A 33 quilômetros de Campinas, com acessos pela SP-340 e SP-95. Dista da Capital 130 quilômetros, com fácil acesso pelas Rodovias Bandeirantes e Anhanguera. 

Dados Gerais

A População Total do Município é de 41.549 de habitantes, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2010).

Área Territorial: 110 km²
Fonte: IBGE
Ano de Instalação: 1896
Microrregião: Campinas
Mesorregião: Pedreira
Altitude da Sede: 590 m
Distância à Capital: 137 Km
Fonte: Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD
Sº : 22º44'33,1"
W : 46º54'43,4"

fonte: Prefeitura Municipal de Pedreira e Circuito das Águas.

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia