As cerimônias de casamentos estão cada vez mais personalizadas: atualmente é possível inovar e deixar a festa com a cara dos noivos. Sejam tradicionais, simples ou glamourosas, quem vai casar pode sempre apostar nas novidades e procurar um jeito de deixar o dia do casamento ainda mais especial e inesquecível. Antes de seguir as orientações da sommeliere Carina Cooper, da Vinícola Salton, na escolha das bebidas vale destacar quais as opções de menu são as mais indicadas para o horário da sua festa.
Para os casamentos matinais temos duas opções: até 11h00, o cardápio escolhido será café da manhã. Aqui as variedades serão de acordo com a criatividade e bolso dos noivos. Agora se for após as 11h00, o indicado é o brunch. Esse cardápio de tradição americana pede, além dos itens do café da manhã, que sejam servidos crepes recheados, panquecas, suflês e tortas, além de saladas, frios, frutas frescas, queijos dentre outros.
Para o período da tarde, as opções vão desde chá com sanduíches, docinhos e bolo - no verão o chá quente pode ser substituído por sucos de frutas ou chás gelados. O horário também é apropriado para bolo com champanhe ou espumante. Outra opção é o coquetel que oferece diversas bebidas acompanhadas de canapés e salgadinhos.
Agora se o casamento for realizado a noite, o horário pede um jantar, embora o coquetel com prato quente possa perfeitamente substituí-lo no caso de uma recepção mais simples ou informal. Os tipos de serviços utilizados são: À americana – os pratos são dispostos em uma grande mesa ou aparador onde os próprios convidados se servem. À francesa – os convidados são servidos à mesa por garçons ou Franco-americano – os garçons servem o coquetel aos convidados.
Depois de definir o horário, local e formato do casamento vêm uma escolha que requer muita atenção. A maioria dos buffets oferecem apenas as bebidas não alcoólicas, água, suco e refrigerante, ficando sob a responsabilidade dos noivos a escolha das bebidas certas para harmonizar “o grande dia”. Para ajudar na seleção do vinho ou espumante ideal para cada tipo de festa, a sommeliere Carina Cooper preparou algumas dicas para os noivos.
“A bebida deve harmonizar com vários aspectos da festa, desde o horário, o local, época do ano, os pratos que serão servidos e etc.”. A sommeliere explica que o espumante traduz o espírito do casamento, harmonizando com o momento especial programado pelos noivos. Pode ser servido em todos os momentos da festa, desde o brinde até o final. Já o vinho não necessariamente estará presente, “é preciso escolher um vinho tinto mais leve e macio para harmonizar - por exemplo, das uvas gamay e merlot”, ressalta.
A estação do ano também influência muito na escolha das bebidas, em períodos de calor a melhor escolha é sempre o espumante ou frisante, no máximo um vinho leve comoo Gamay, que deve ser resfriado. A escolha entre espumante e frisante vai de acordo com a festa, para comemorações mais formais o espumante é a escolha correta, para as mais informais deve-se usar o frisante.
Carina também compartilha outra dica importante, o armazenamento das bebidas: “escolha um lugar sem trepidações e vibrações, para que o vinho permaneça parado. Evite cheiros fortes e temperaturas muito altas e baixas, lugares com pouca luz são mais adequados. É bom evitar também que o vinho fique no chão quando estiver fora da caixa, hoje em dia existem estantes adequadas para isso, é uma boa alternativa”.
Saiba mais sobre a Vinícola Salton