
Um mercado rentável e lucrativo. É essa a visão atual das franquias. Originário do final do século XVII, esse nicho de mercado vem crescendo a cada ano e comprovando a tese de que o faturamento com uma marca já consolidada é o melhor para um novo negócio.
Dentro do segmento de franquias, o setor de alimentação continua crescendo de forma contínua. Em 2011, cresceu 14,5% e foi responsável pelo ingresso de 54 novas marcas. Esses dados tem participação de redes de alimentos como a Premiatto que já conta com 24 lojas por shoppings de todo país, sendo duas próprias em Campinas. A marca teve um crescimento de 15% no segundo semestre de 2012, com a inauguração de seis novas unidades; em 2011 foram abertas quatro lojas. Essa trajetória de sucesso tende a se consolidar nos próximos anos com a previsão de mais dez inaugurações só em 2013. O sucesso é representado pelo faturamento médio mensal de R$ 115 mil por unidade, e mais de 100 mil clientes atendidos mensalmente.
Fundada em 1999 em Campinas, a Premiatto se destaca por ser a primeira rede de restaurantes brasileira que se especializou em alimentação rápida com uma enorme variedade de opções sempre preparados na hora, com ingredientes selecionados e frescos, são mais de 150 opções de combinações de pratos entre grelhados, pescados, carnes nobres, saladas, massas e risotos, além das opções oferecidas no cardápio previamente elaborado por nutricionistas, o cliente pode montar seu prato com ingredientes do seu gosto, o que garante uma alimentação variada todos os dias.