Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - ACONTECE
Campeões brasileiros de coquetelaria
13/11/2012


O campeonato mundial de coquetelaria Marie Brizard IBS - International Bartender Seminar - reuniu, no bar It do Hotel Pullman, em São Paulo (SP), os 12 ganhadores da primeira fase da etapa brasileira, realizada pela Casa Flora e Porto a Porto. No momento, foram anunciados os dois brasileiros que irão à Bordeaux (França) e disputarão, entre os dias 25 e 28 de novembro, o título de melhor bartender do mundo, numa competição com mais de 100 candidatos de vários países.

Os bartenders que conquistaram a oportunidade de representar o Brasil na França são das cidades de Curitiba e São Paulo: Lucas Siqueira e Kennedy Nascimento, respectivamente.

O júri da final da etapa brasileira foi formado por Gabriela Monteleone (do restaurante D.O.M, foi eleita a melhor sommelier de 2012), Cássio Piccolo (proprietário do FrangÓ, bar especializado em degustações de cervejas nacionais e internacionais), César Adames (responsável pela disciplina de charutos e bebidas da USC- ICIF e da IBA - International Bartender Association), Beatriz Marques (editora da revista Menu) e Maurício Leme (gerente de Marie Brizard no Brasil).

Os jurados avaliaram os 12 candidatos durante quatro horas de apresentações, sendo que cada um tinha seis minutos para apresentar seus coquetéis, com um minuto de tolerância. Caso chegassem a sete minutos seriam automaticamente desclassificados - o que não ocorreu com nenhum dos competidores.

O primeiro lugar foi conquistado por Lucas Siqueira, do Vox Bar, de Curitiba, cuja apresentação foi de cinco minutos e quarenta e quatro segundos. O coquetel criado pelo bartender foi o Malagasy, uma combinação de baunilha, banana e vermute Martini. "Queria criar um coquetel bem aromático, de sabor amendoado com um azedinho no final, por isto utilizei a Marie Brizard Vanila de Madagascar e o limão siciliano. O licor de banana permitiu um gosto tropicália e, para ficar mais agradável, acrescentei o Vermuth Martini Dry. Ao final, o toque feminino do physalis na guarnição", explica Siqueira.

Já a segunda colocação ficou com o competidor J. Kennedy Nascimento do MyNY Bar, que se inspirou no antecessor da coquetelaria, o ponche, para preparar um drink clássico que ele chama de Need Bartender's Punch e, com isso, garantiu sua participação na final internacional na França. "A ideia de criar uma nova tendência na coquetelaria brasileira não me agrada muito pois, em comparação com outros países, estamos muito atrasados. Defumar um drink, gaseificá-lo na hora ou usar outras técnicas para fazê-lo parecer mais complexo é aceitável, mas o básico que é necessário para fazer um bom coquetel, como balancear um sour, saber equilibrar diferentes ingredientes, especiarias e tipos de bebidas não são levados muito em conta assim como deveria", é o argumento de Kennedy.

Breve descritivo dos candidatos:

Lucas Siqueira
Trabalha há quatro anos como bartender, "portanto, tenho pouco tempo de bar, mas sempre me realizei com bebidas, drinks, licores, xarope, emulsões, enfim acho um mundo fantástico", descreve. Seu interesse pela coquetelaria começou há três anos quando, já no balcão do Vox Bar, quando Lucas observava uma bartender preparando vários drinks e daí nasceu o encantamento pela profissão. "Toda semana eu ia vê-la, e tomava vários Cosmopolitans. Achava o máximo e foi daí que comecei a pegar o gosto". Sua carreira sempre foi no Vox Bar, que existe há 14 anos. "Foi lá que aprendi de coquetelaria", afirma Lucas. O campeonato internacional Marie Brizard IBS foi o primeiro que Lucas participou. Por que o seu coquetel tem que ganhar a etapa internacional na França? "Estou indo com muita garra à França e acredito muito no meu coquetel, pois está bem harmonizado, deixando evidentes os sabores", finaliza o bartender.

Breve descritivo de J. Kennedy Nascimento
Kennedy fez o curso de bartender clássico profissional na Associação Brasileira de Bartenders (ABB), mixologia clássica pela Drink Lab, mixologia molecular pela Drink Lab. Atualmente está no MyNY Bar, em São Paulo (SP), e em seu histórico constam bares como El Botin Bar Mexicano e Savanah Music Bar, em Santo André; Boteco Brasileiro, em Ribeirão Pires, e Club A, em São Paulo, capital.

As receitas dos coquetéis campeões no Brasil que serão apresentados na França
O coquetel campeão - Malagasy
Criador: Lucas Siqueira
Estabelecimento: Vox Bar - Curitiba - SP
Categoria: batido e short drink

Ingredientes

  • 20 ml Marie Brizard Vanila de Madagascar
  • 10 ml Marie Brizard Banana
  • 10 ml Vermute Martini Dry
  • 30 ml de redução preparada de maracujá, vodka Grey Goose L´Orange e camomila
  • 10 ml de sumo de limão siciliano

Guarnição: physalis

Modo de preapro
Em uma coqueteleira com gelo, são adicionados todos os ingredientes. Bater vigorosamente, servindo em taça Martini pré gelada, com coagem dupla (strainer e peneira). Guarnecer com physalis fresca.

O coquetel vice-campeão - Need Bartender's Punch
Criador: J. Kennedy Nascimento
Estabelecimento: MyNY Bar - São Paulo - SP
Categoria: batido e short drink

Ingredientes

  • 4 morangos
  • 20 ml suco de limão siciliano
  • 10 ml óleo sacharum
  • 20 ml licor de mûre Marie Brizard
  • 50 ml conhaque Remy Martin V.S.O.P
  • 1 folha de limão caffir

Preparo
Numa coqueteleira, macerar os morangos e a folha de limão caffir com o suco de limão e o óleo sacharum. Adicionar os demais ingredientes na coqueteleira adicionar cubos de gelo e bater, servir numa taça previamente gelada com coage fina. Guarnição: slice de limão siciliano, morango e amora.

Serviço
Campeonato Mundial de Coquetelaria Marie Brizard IBS
Promotoras: Marie Brizard e IBS - International Bartender Seminar
Data: de 25 a 28 de novembro de 2012
Local: Bordeaux - França.        

                                 Lucas Siqueira e o coquetel vencedor - Malagasy  

                                                

                                J. K. Nascimento e o coquetel vice-campeão Need Bartender's Punch 

                             .

 

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia