Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
AGENDA - GASTRONOMIA
ExpoCachaça Dose-Dupla acontece no Mercado Municipal Paulistano
de 04/09/2012 a 09/09/2012

 

A mais importante feira da cachaça acontece nos dias 4 a 9 de setembro no Mercadão, referência gastronômica da capital, com importantes marcas da bebida considerada símbolo nacional
O Mercado Municipal Paulistano, mais conhecido como ‘Mercadão’, sediará, nos dias 4 a 9 de setembro, a ExpoCachaça Dose-Dupla, versão paulista da mais importante feira brasileira de cachaça, que acontece desde 1998 em Minas Gerais.

O evento, organizado pelo Centro Brasileiro de Referência da Cachaça (CBRC), com apoio da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, através da Supervisão Geral de Abastecimento, reunirá mais de 50 expositores, distribuídos em estandes e quiosques nas dependências internas do Mercadão.

A participação é gratuita, e aberta a todos os visitantes do Mercado. Além de obter informações sobre as diversas marcas da bebida existentes no país, o público poderá degustar as cachaças, e adquiri-las nas 25 lojas especializadas em bebidas existentes no local, a preços convidativos.

Números da Cachaça
Além das tradicionais cachaças de Minas Gerais, poderão ser apreciadas cachaças do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, e marcas produzidas na Bahia, Pernambuco e Paraíba.
Os números da cachaça são elevados. Terceiro destilado mais consumido no mundo, a indústria do produto gera 600 mil empregos diretos e indiretos, com uma produção anual de 1 bilhão e 300 milhões de litros. Dados da cadeia produtiva que abrange equipamentos, insumos e serviços, estimam que essa área gere uma economia de 7 bilhões de reais.

Programação e Atrações
Na abertura do evento, dia 4/9, e durante o primeiro dia da Expocachaça, a banda Russo Jazz Band percorrerá os corredores do Mercadão, das 11h às 15h30, interagindo com o público e apresentando suas músicas no estilo New Orleans.

O dia 5, quarta-feira, será marcado por uma avaliação às cegas das cachaças, com o objetivo de revelar o status de qualidade da cachaça brasileira. As amostras serão divididas em diferentes grupos, como as brancas, as envelhecidas em carvalho, umburana e bálsamo, além de outras categorias. O trabalho será coordenado por Renato Frascino Administrador de Empresas e Economista. Fundador e ex- presidente do IBEF, consultor Enogastronomico e Analista Sensorial de Bebidas e Professor de vários segmentos ligados a harmonização de alimentos e bebidas, como: águas, azeites, destilados, cervejas, charutos, vinhos, cachaças, cafés e acetos balsâmicos e Cesar Adames, especialista no mercado de tabaco e destilados

No dia 7 de setembro, às 14h30, os freqüentadores do Mercadão poderão participar de uma palestra no  mercado gourmet, espaço localizado no mezanino do Mercadão, com o tema: “Índice Geográfico (IG) das cachaças de Salinas”, destacando a importância da Indicação Geográfica do produto. A palestra será ministrada por Nivaldo Gonçalves da Neves, Presidente da APACS – Associação dos Produtores de Cachaças Artesanais de Salinas, e José Lucas Mendes, Vice-Presidente da APACS.

Serviço: Expocachaça Dose Dupla
Data: 4 a 9 de Setembro
Horário: das 11 às 18 horas
Local: Mercado municipal Paulistano – Rua da Cantareira, 306
Entrada Franca.

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2017 Gastrovia Turismo e Gastronomia