Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - ACONTECE
Agosto é o mês da Lua Azul
31/08/2012

 

Neste mês de agosto, a humanidade será premiada com a ocorrência de duas luas cheias, fenômeno chamado Blue Moon, ou Lua Azul. A última vez em que ele ocorreu foi 31 de dezembro de 2009.

Em 2012, aos 27 minutos de agosto, a Lua entrou na fase cheia, fato que se repetirá em 31 de agosto, às 10h58 . De acordo com Marcos Calil, coordenador científico do Planetário Johannes Kepler, localizado na Sabina Escola Parque do Conhecimento de Santo André, como neste momento ela não estará  visível no céu, o observador deverá contemplá-la logo após o anoitecer de 30 ou 31 de agosto e observar o satélite em sua próxima fase cheia e, quem sabe, ver a Lua na cor azul. O próximo Blue Moon só ocorrerá em 31 de julho de 2015.

Lua da cor azul?
Apesar do nome Blue Moon, muitos astrônomos são categóricos em afirmar que a Lua não fica azul. Porém, Patrick Moore, renomado autor de livros e divulgador de Astronomia afirma ter visto várias vezes o satélite na cor azul.  E ele não está sozinho. Existem diversos relatos sobre esse tipo de observação, segundo Calil.

Na verdade, não é a Lua que fica azul. O fenômeno pode ser explicado com a interposição de partículas cinza, poeira vulcânica, poeiras provenientes de grandes queimadas entre outras. Em grande quantidade e na alta atmosfera, tais partículas absorvem as radiações vermelhas e produzem coloração azulada da imagem lunar. Por isso, tem-se a impressão de a Lua estar azulada.

Essa foi a explicação que os astrônomos deram quando Patrick Moore afirmou ter visto a Lua na cor azul em 26 de setembro de 1950, na Inglaterra, data coincidente do evento Blue Moon. Para os astrônomos, por causa dos incêndios dos bosques que ocorreram no Canadá, as partículas lançadas na alta atmosfera poderiam explicar o fenômeno visto por Moore.

Um pouco mais
Nesse momento, também é uma boa oportunidade para contemplar a olho nu os planetas Marte e Saturno, além da estrela Spica da constelação de Virgem. Logo após o pôr do Sol, espere cerca de uma hora e observe logo acima da linha do horizonte oeste (local onde o Sol se pôs) três pontos brilhantes e próximos entre si. O objeto celeste de cor avermelhada é Marte. O outro de cor amarelada é Saturno e, aquele que apresenta uma cor azulada é a estrela Spica.

Perguntas e respostas

Por que ocorre?
O intervalo de tempo médio entre duas fases da Lua iguais e consecutivas é de aproximadamente 29,5 dias (variando entre 29,26 e 29,80 dias). Esse período é chamado mês sinódico, lunação ou período sinódico da Lua. Como na maioria dos meses do calendário gregoriano tem a duração de 30 ou 31 dias, existe a possibilidade da mesma fase da Lua ocorrer duas vezes no mesmo mês. Em um período de 19 anos, de forma aproximada, a ocorrência de duas fases cheias da lua no mesmo mês ocorre em intervalos separados por 3-3-3-2-3-3-2 anos.

Quando?
Por causa do intervalo 3-3-3-2-3-3-2 anos, a última vez que ocorreu o fenômeno Blue Moon foi em 31 de dezembro de 2009. E também nesse ano de 2009 um novo ciclo de 19 anos se iniciou. Passados 3 anos, ou seja, para 2012, teremos novamente o Blue Moon. Em 02 de agosto, às 00:27, a Lua entrou na fase cheia, repetindo essa fase em 31 de agosto, às 10:58 (não visível no céu). O próximo fenômeno Blue Moon ocorrerá novamente em 31 de julho de 2015, obedecendo a sequência 3-3-3-2-3-3-2 anos.

Serviço
Planetário Johannes Kepler na Sabina Escola Parque do Conhecimento
Sessões: sábados, domingos e feriados, às 13h30 e às 16 horas.
A Lua Azul, no entanto, não será visualizada de dentro do planetário nem haverá observação externa do fenômeno.
Indicação: público infanto-juvenil e adulto, duração aproximada 30 minutos. Não são recomendadas sessões de planetário para crianças menores de 5 anos.
Endereço: Rua Juquiá, s/nº, Bairro Paraíso - Santo André - SP (entrada na altura do nº 135).
Ingressos para a Sabina: Grátis para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência. Demais visitantes: R$ 10, com meia-entrada para estudantes, professores, servidores públicos andreenses, aposentados e idosos acima de 65 anos.

Interessados em assistir à sessão do Planetário Johannes Kepler pagam R$ 15, a inteira, com direito a passeio por toda a Escola Parque. Meia-entrada garantida para os mesmos públicos. Horário de Funcionamento: das 9 h às 17h para escolas agendadas, de terça a sexta. Aos finais de semana, das 12h às 18h, com fechamento da bilheteria às 17 horas.
Telefone: (11) 4422-2001.

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia