Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - ENTREVISTAS
Instituto Chefs Especiais
10/07/2012


Movidos pela vontade de contribuir pelo social, doar o tempo em prol de uma causa nobre e transformar uma pequena ação em um projeto maior, há seis anos o casal de gourmets Simone e Marcio Berti idealizaram o Projeto Chefs Especiais que foi premiado entre os dez melhores Projetos de Responsabilidade Social na Gastronomia do País. “Dos 500 trabalhos analisados ficamos entre os finalistas”, lembra com orgulho Simone.

A premiação foi conduzida e analisada, por quase um ano, pela equipe da Revista Época e pela Editora Globo. A indicação se deu após uma série de entrevistas e acompanhamento das aulas.
Reforçando a seriedade, qualidade e empenho da equipe envolvida com o Instituto Chefs Especiais, o Projeto recebeu ainda do Jornal da Tarde e de O Estado de S. Paulo nota máxima com unanimidade em lazer para crianças com deficiência física.

Em entrevista especial ao Gastrovia idealizadores ressaltam a força e importância do projeto.

No que consiste o Projeto?

O Projeto Chefs Especiais consiste em oficinas gastronômicas para pessoas com síndrome de down conduzidas por renomados Chefs de cozinha.
O projeto já atendeu cerca de 300 alunos e trabalha num esquema de rodízio para que todos tenham oportunidade de participar. “A cada aula contamos com a participação de cerca de 12 a 20 alunos, dependendo do local e do grau de dificuldade dos participantes”, frisa Simone.
Por serem itinerantes, as aulas acontecem em locais diferentes e os espaços são sempre cedidos por interessados em ajudar. Até o momento foram realizadas mais de 150 aulas, que acontecem uma vez por mês.

Atualmente o maior desafio do Projeto é encontrar patrocinadores e sócios colaboradores que ajudem a viabilizar um espaço próprio a fim de ampliar e desenvolver novos trabalhos.
Nesses seis anos de vida o Projeto sobreviveu de doações de materiais e ingredientes usados pelos Chefs nas aulas, sem ter aceitado doações em dinheiro, até então. Simone espera em breve ter uma cozinha escola própria e poder realizar especializações, profissionalizações, entre outras atividades para os alunos.
Quando questionados sobre a maior lição aprendida nesses anos, o casal diz que cada aula é uma nova experiência, mas o sentimento que prevalece é de que estão no caminho certo. “Queremos e podemos desenvolver trabalhos para as pessoas especiais e suas famílias, melhorando suas histórias. Mas a grande lição é que a autoestima move montanhas e nos faz muito bem”, finaliza o casal.

Pingue-Pongue com Simone Berti

Gastrovia. Conte a história de algum aluno que iniciou com vocês e se desenvolveu ao longo dos anos?
Simone Berti. Temos muitas histórias de evoluções em diferentes áreas. Uma que nos comove muito é de uma aluna que na época tinha leucemia, vivia de casa para o hospital e não respondia positivamente à quimioterapia. Frequentou nossas aulas e a médica perguntou à mãe o que a menina estava fazendo de diferente, pois de repente começou a responder ao tratamento. Sua mãe respondeu que estava frequentando aulas no Projeto Chefs Especiais. A médica chegou à conclusão de que a autoestima fez com que o organismo começasse a responder ao tratamento. Hoje é uma moça de 15 anos, curada e cabeluda. Tenho outra aluna que motivada pelas aulas hoje cursa o 3° semestre de gastronomia. E muitos outros alunos afirmam que querem ser Chefs.

Gastrovia. Qual o maior benefício oferecido para as pessoas com Síndrome de Down?
Simone Berti. Os benefícios são inúmeros: entre eles a valorização da pessoa especial e de sua família, mostrar que as pessoas especiais têm suas características e todas elas, desde que estimuladas e respeitadas, podem e devem SIM tornar-se independentes e inseridas no meio social, seja no lazer ou no profissional, respeitando-se suas limitações. O convívio entre iguais tem se mostrado muito importante para o grupo, a troca de informações entre pais, autonomia, respeito, vencimento de limites, auxilio mútuo, o dividir, o despertar do mundo gastronômico para essa turma que vê os ingredientes na sua frente e os transformam em pratos lindos que eles mesmos degustam. Ambiente alegre onde a terapia se faz de forma natural, sem que se perceba.

Gastrovia. Vocês possuem algum familiar com Síndrome de Down?
Simone Berti. Não. Nosso objetivo é puramente de ajudar e nos envolver numa causa nobre como esta.

Gastrovia. O que vocês pretendem para o futuro?
Simone Berti. Estamos trabalhando para ter nosso espaço e para que no futuro o Instituto Chefs Especiais possa se auto gerir através da realização de eventos, cursos, palestras e venda de produtos. Nesse momento o primordial é termos patrocinadores e sócios colaboradores para podermos dar o pontapé inicial.

       

       

       

assistam a participação no programa Diario de Olivier

 

 

Doações 

Empresas e pessoas que se interessem em abraçar a causa poderá entrar em contato pelo email: contato@chefsespeciais.com.br ou pelo telefone: 11-2872-0987      

Comentários
Paula Fernandes Batista em 21/08/2013 às 14:22
Que belo trabalho, fiquei encantada, trabalho com a inclusão na minha empresa, inclusive enviei um e-mail para vocês com uma pequena amostra do nosso trabalho para contato@chefsespeciais.com.br, gostaria muito de saber como viabilizar uma oficina assim aqui na nossa empresa para esse publico.
LEILA APARECIDA DE MELLO em 26/12/2013 às 18:41
MEU SOBRINHO GABRIEL TEM 15 ANOS E É PORTADOR DA SÍNDROME DE DOWN.ELE FALA SEMPRE QUE O SONHO DELE É SER CONFEITEIRO PORQUE ELE ACHA QUE É MUITO LEGAL "COMER" AS OBRAS DE ARTE.ELE ADORA ARTE, VIVE FAZENDO EXPERIENCIAS COM TINTA E ÁGUA, GARRAFAS PET, ELE VIVE INVENTANDO COISAS /// PODERIA DIRECIONAR ESSE TALENTO UNINDO ÚTIL A AGRADAVEL! PARABÉN PELO BELO TRABALHO!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia