Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
GASTROVIA INDICA
Feiras Livre
25/06/2012

Feiras Livre -  Consideradas fenômenos sociais e econômicos, as feiras-livres existem no Brasil desde os tempos de colônia, mas já eram conhecidas dos Gregos e Romanos. Apesar dos supermercados oferecerem os mesmos produtos, com comodidades como ar-condicionado e estacionamento, as feiras não desapareceram e estão ainda mais fortes e competitivas. Com o apelo de comidas saudáveis, vindas direto do pequeno produtor e portanto frescas, elas atraem consumidores interessados em qualidade e preço baixo. Em algumas cidades do interior, elas funcionam como atividade principal de fonte de renda dos agricultores. Já em outras, elas se estabelecem em meio a outras barracas de produtos diversos, como artesanato, utensílios domésticos e plantas.
Em Indaiatuba - interior de São Paulo, a feira livre acontece aos domingos, no centro da cidade. Visitamos este lugar curioso que além de frutas e verduras “saudáveis”, tem como um de seus atrativos, a gastronomia. O curau e a pamonha foram algumas das delícias que provamos. A barraca visitada foi a de pamonha preparada pela dona Dirce, simpática senhora “mestre pamonheira”, se é que existe essa denominação, entretanto, retrata toda habilidade da cozinheira. Experimentamos o curau e a pamonha, ambos divinos e fiéis à expectativa de quem prova. Sentir o sabor principalmente do milho com sal, temperos e açúcar na proporção exata, torna o alimento, uma explosão de sabores!
A feira acontece aos domingos ao redor da Praça Dom Pedro.

    

 

Pamonha
Pamonha é um quitute feito de milho verde, muito comum em todas as regiões do Brasil. O nome "pamonha" vem da palavra tupi pa'muña, que significa "pegajoso".
Piracicaba se tornou famosa por sua grande produção de pamonhas e pelo marketing das "pamonhas de Piracicaba" nos anos 60 e 70 e até hoje, nacionalmente conhecidas às chamadas dos alto-falantes dos vendedores, que diz: "Pamonhas, pamonhas fresquinhas, pamonhas de Piracicaba, é o puro creme do milho, venham experimentar estas delícias! Pamonhas, Pamonhas, Pamonhas....” (wikipédia)

  

 

 

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia