Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
COLUNISTAS - Manoela Peressinoto
A roça está na moda
31/05/2012

Sempre acreditei na beleza de explorar novos lugares. Tem algo de mágico em encontrar coisas novas em lugares inesperados. As lembranças dessas descobertas ficam latejando por muito tempo na memória, e acho que nunca se apagam. Alguns dos momentos mais deliciosos e marcantes desses últimos tempos foram tão simples e reconfortantes que vale a pena deixar essas dicas aqui: um café da manhã na fazenda, uma torta de amoras frescas e café de coador de pano. Memoráveis!

A lembrança da torta vem de minha última viagem de fim de semana a Monte Verde. Bem no meio da calçada da rua principal deparei-me com uma linda casa de chá, toda em madeira tal qual casinha de boneca. Aí se espremiam quatro mesinhas bem postas. As gostosuras, todas expostas numa pequena bancada, davam água na boca. Ali o dono avisava “logo, logo sai a torta de amoras. Colhidas há pouco, e muito saborosas”. Dá para resistir?

Já em Poços de Caldas, me chamou a atenção uma linda lojinha com cara de fazenda. Fogão a lenha funcionando, doce de corte pra provar, decoração rústica delicadamente pensada pra fazer você entrar no clima da roça. A loja, que ganhou o 1º lugar no Festival Nacional de Gastronomia e Culinária Regional, tem mesa posta todos os dias com bolos de fazenda. Mas a melhor surpresa foi o café! Puro charme e simplicidade: xícaras de alumínio com coador de pano individual. Nem posso dizer que foi o melhor café que provei, o pó não era dos melhores, mas... a experiência certamente vale mais.
E ainda tem a história do café da manhã, que só dá para entender experimentando.

A convite de um produtor orgânico, parti num domingo bem cedinho rumo à Santo Antônio de Posse. Foi uma deliciosa manhã de domingo na Fazenda São José, repleta de descobertas, de histórias e de gostosuras produzidas lá mesmo: requeijão caseiro, bolo de mandioca, iogurte da fazenda, cana de açúcar pra chupar... tudo fresquinho e orgânico. Do jeitinho que a vovó fazia.

De fato essas minhas experiências comprovam uma tendência dessa última década: a recuperação das culinárias regionais. Uma espécie de “volta às origens”, uma valorização cada vez maior das artes culinárias tradicionais e das experiências gastronômicas. Há um desejo incessante, e por sinal delicioso, de consumir magia, muito mais do que produtos, de entretenimento muito mais do que comida.

Pode ser que o “simples” esteja na moda porque estamos cansados de tanta complexidade e agitação, porque queremos escapar da difícil e enfadonha rotina que criamos ao buscar um status que não nos completa. Ao encontrarmos lugares como estes, um pedacinho da roça na cidade, é como se sentíssemos o tempo parar pra curtir aquele momento idílico, meio mágico, cheio de boas lembranças que nos vem à memória. E nesses momentos a felicidade se torna “simples” assim. Minha última e melhor dica: esteja livre para explorar novos lugares, sem muita pressa. Você pode se surpreender.

Gostou e quer visitar?
Café da Manhã na Fazenda São José. Estrada Sto. Antônio de Posse – Itapira Km 6.
Reservas (19) 3896-7112. Sempre no último domingo do mês.
Doce da Roça. Poços de Caldas. www.docedaroca.com.br

Manoela Peressinoto

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia