Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - ACONTECE
Festival do Queijo Minas Artesanal terá oficinas de harmonização, maturação e conservação do produto
16/07/2019

A terceira edição do Festival do Queijo Minas Artesanal, nos dias 27 e 28 de julho, na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte, terá oficinas de harmonização, maturação e conservação do produto. Os ingressos já estão à venda e podem ser adquiridos por meio da plataforma Sympla. As vagas são limitadas.

O festival é uma realização do Sistema FAEMG e do Sebrae Minas e vai reunir produtores das sete regiões reconhecidas pelo Estado de Minas Gerais: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo.

 Harmonização

Nos dois dias do evento, haverá oficina de harmonização do Queijo Minas Artesanal de leite cru com outra paixão gastronômica do brasileiro: as cervejas artesanais mineiras. A aula terá duração de uma hora e meia.

No sábado, o curso será ministrado pelo jornalista gastronômico especializado em queijos, Eduardo Tristão Girão, e pela jornalista e sommelier de cervejas, Fabiana Arreguy. No domingo, no mesmo horário, a aula será conduzida pelo chef e sommelier de cervejas, Daniel Martins.

Os apreciadores do queijo também terão a oportunidade de aprender a harmonizar a iguaria com outra riqueza do agronegócio mineiro: os cafés artesanais. A oficina será no domingo e os professores serão Eduardo Girão e um barista convidado.

Os participantes das oficinas de harmonização terão acesso livre aos dois dias do festival, mediante apresentação do ingresso no setor de credenciamento.

 Conservação e maturação

O evento também terá uma oficina especialmente voltada a lojistas e seus colaboradores que desejam conhecer mais sobre os processos de maturação e conservação dos queijos artesanais. O curso, que acontecerá no domingo, às 16h30, será ministrado pelo especialista em queijo e consultor da FAEMG, Elmer Almeida, e pelo empresário Cássio Avelino.

 Programação do evento

Além das oficinas, o Festival do Queijo Minas Artesanal terá outras atrações. Durante o evento, sete chefs mineiros vão apresentar pratos elaborados com a iguaria, que já conquistou premiações internacionais. Cada chef representará uma região produtora. Tanto os pratos quanto os queijos estarão à venda no evento. Também haverá cursos e oficinas sobre conservação correta do produto, harmonização com outros alimentos e como identificar o legítimo o Queijo Minas Artesanal de leite cru.

Outros produtos mineiros de alta qualidade, como cafés, azeites, cervejas artesanais, cachaças, vinhos e mel poderão ser degustados e comprados pelo público. A programação inclui rodadas de negócios e apresentações musicais.

Festival do Queijo Minas Artesanal 2019

27 de julho (sábado): das 10h às 22h

28 de julho (domingo): das 10h às 20h

Endereço:  Serraria Souza Pinto - Av. Assis Chateaubriand, 809 – Centro – Belo Horizonte/MG

Ingressos antecipados para o evento e para as oficinas:

https://www.sympla.com.br/festivalqma

Outras informações: https://www.festivalqma.com.br/

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia