Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - ACONTECE
Quinta do Olivardo - A Casa Portuguesa de São Roque/SP
01/02/2018

Enoturismo - Rota dos vinhos em São Roque/SP

Fomos convidados a conhecer a Quinta do Olivardo @quintadoolivardo, localizada na Rota do Vinho na cidade de São Roque, 79 km de São Paulo. O que podemos dizer? O lugar é incrível a começar pelo aroma de uva e o fado em som ambiente por todos os cantos da quinta, os vinhedos ficam bem próximo dos restaurantes e da "vila", que abriga um empório e vários quiosques com lanches e muitas guloseimas típicas da culinária portuguesa.
Ah! vale ressaltar que os pets são bem vindos.

A estrutura é fantástica, e a família toda pode se divertir, mesmo do foco ser o Enoturismo e a gastronomia (vinhos, sucos, comida típica portuguesa e uvas, muitas uvas para degustação) as crianças podem aproveitar, uma área de muito verde com pedalinho, pula-pula, escalada, arborismo entre outras opções, tudo com monitoramento.

    

Esse é um passeio super indicado a quem busca diversão, com uma boa dose de cultura portuguesa e comida de ótima qualidade. Bolinhos de Bacalhau, Espetada Madeirense (cubos de carnes assados em galhos de louro), Bolo do Caco (Pão típico da Ilha da Madeira que tradicionalmente é assado, num “Caco” de pedra e no fogareiro), leitão à bairrada e claro o tradicional Bacalhau à Moda são alguns dos deliciosos pratos, mas não podíamos deixar de mencionar a polenta frita que de longe, é a melhor polenta que já provamos. Além de todos os doces, rabanada com sorvete, pastel de Belém e de santa clara, bolinho de chuva, tantas opções que nem vamos detalhar, tem que conferir “in loco”.

Vocês conhecem a história da Quinta do Olivardo?

Em 2007 Olivardo Saqui, começou a plantar os primeiros pés de uva. Com o passar dos anos a fama dos vinhos produzidos pela Quinta do Olivardo começou a se espalhar pela região.
Hoje a Quinta do Olivardo é uma verdadeira “Casa Portuguesa”.

  

Essa é a história que você encontra no site.... Mas podemos acrescentar a história que ouvimos do próprio Sr. Olivardo, durante um passeio que fizemos pelos parreirais. "Há 10 anos vendi meu único imóvel, um carro e comprei o sitio Abaçai, para cultivar uvas, coisa que eu sabia fazer muito bem"...

Empreendedor, e dono de uma simpatia excepcional, circula pela quinta recepcionando os visitantes e contando sobre as peculiaridades do local, que transformou em um pedacinho de Portugal, cultivando atualmente mais de oito mil pés de uvas que ladeiam o restaurante, com produção anual de aproximadamente, 25 mil litros por ano.

  Olivardo, faz questão de manter muitas das tradições portuguesas, além da comida típica, o ambiente rustico e o fado, ele promove vários eventos como a pisa da uva no Lagar, no início da colheita, e o evento periódico "Vinho dos Mortos", que consiste em apreciar a bebida de garrafas que ficaram enterradas por um período de seis meses.

  

Entre visitantes e excursões o local chega a receber 6 mil pessoas aos fins de semana. E quanto ao atendimento, podemos dizer que os funcionários nos fazem sentir como se visitássemos amigos.

Uma EXPERIÊNCIA ÚNICA - é como podemos descrever a Pisa da Uva da Quinta do Olivardo.

Logo na entrada os visitantes recebem um kit com chapéu de palha, cesta de vime e tesoura, e assim como os antigos colonos, são convidados a percorrer os caminhos entre as videiras para colher e, é claro, provar os frutos.

Ao final da colheita acontece a pisa. Os cestos recheados de frutos são despejados no lagar e a pisa é iniciada. Um rancho folclórico português anima a tarde, relembrando os principais clássicos que agitavam a pisa no século passado.

  

A Pisa da Uva é um dos processos mais antigos dessa produção, já que quando os frutos são amassados com os pés, os caroços não quebram, garantindo um diferencial ao sabor da bebida. Vale lembrar que nos dias atuais, as vinícolas, em sua maioria, utilizam o método de prensa mecânica dos frutos.

  

Após a pisa, podemos degustar um almoço com o tradicional Bolinho de Bacalhau, Salada Verde, Espetada Madeirense, Bacalhau à Moda da Casa e o Pastel de Belém, cremoso por dentro e crocante por fora, quentinho e com aroma inigualável.  A degustação de suco de uva e dos vinhos produzidos pela casa é gratuita.

Em 2018, o evento segue até dia 03 de fevereiro, sempre aos sábados, lembrando que é necessário fazer a reserva antecipada.

O 'Vinho dos Mortos' é uma das tradições resgatadas pela Quinta do Olivardo em São Roque/SP.

A tradição de enterrar vinhos surgiu em 1807, em meio a Guerra, durante a invasão das tropas francesas em Trás os Montes e Beira Alta, em Portugal. Conta a história que os invasores saqueavam as vilas e, tentando impedir que a produção de vinhos se perdesse em meio aos saques, os colonos enterraram suas garrafas e fugiam para proteger a família.

Ao fim da guerra, retornaram para suas casas e se surpreenderam com o que encontraram ao desenterrar as garrafas, um vinho ainda mais saboroso.  Já que embaixo da terra, com a temperatura constante e o ambiente escuro, a bebida descansava e apurava seu sabor. Daí nascia a tradição do Vinho dos Mortos, "que alegra os vivos", acrescenta Olivardo Saqui, proprietário da quinta.

  

Revivendo essa tradição, os visitantes da Quinta do Olivardo podem adquirir a sua própria garrafa e enterrá-la, retornar após 6 meses para desenterra-la num ritual festivo e, assim degustar a bebida já maturada.

Esse é um evento periódico, para informações e agenda, entre em contato pelos telefones (11) 4711-1100 e 4711-1923. Endereço: km 4 da Estrada do Vinho, em São Roque (SP), com acesso pelo km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270).

Acesse: http://quintadoolivardo.com.br

 

Galeria de fotos:
Comentários
Fabio de Miranda Carvalho em 27/03/2018 às 15:11
Olá sou engenheiro agrônomo e gostaria de saber o que significa \\\'cortejo da colheita da uva\\\'. Tenho interesse por turismo rural que pesquiso muito. Obrigado. Um abraço a todos!!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2018 Gastrovia Turismo e Gastronomia