Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - ACONTECE
Filme produzido pelo Chile, Brasil e Argentina, sobre a cantora Violeta Parra, estreia no Brasil dia 07 de junho
23/05/2012



Vencedor do último Festival de Sundance, Violeta foi para o Céu abre a mostra competitiva do Cine Ceará 2012. O diretor Andrés Wood (Machuca) e a atriz Francisca Gavilán, vêm ao Brasil para o lançamento do filme.

Diretor de um dos filmes mais populares e aclamados do cinema chileno, “Machuca” (2004), Andrés Wood volta ao Brasil com seu novo longametragem,  “Violeta foi para o Céu”, após participar do Goya e ser premiado em Sundance (Grande Prêmio do Júri Internacional do Cinema Mundial Dramático); Toulouse (Prêmio do público); Guadalajara (melhor atriz e Fipresci); Miami (Grande Júri), além de ser o indicado do Chile para concorrer à vaga do Oscar deste ano.
“Violeta foi para o céu”, é baseado no romance homônimo de Ángel Parra (filho de Violeta Parra), e protagonizado pela atriz chilena Francisca Gavilán ("Ulysses", 2010). O filme estréia no país no dia 07 de junho com a presença de Andrés que prestigia o Cine Ceará (de 01 a 03/06). Em seguida, Andrés encontra Francisca para juntos, participarem das pré-estreias de São Paulo (04/6) e do Rio de Janeiro (05/6).  O longa abre a Mostra Competitiva do 22° Cine Ceará, no dia 1º de junho. Concorrem ao troféu Mucuripe, 12 curtas-metragens brasileiros e nove longas latino-americanos, sendo o Brasil com três títulos e Chile, Espanha, México, Guatemala, Argentina e Equador com um cada. O Cine Ceará acontece de 1 a 8 de junho, em Fortaleza, sob a temática: “Lutas Sociais na América Latina”.
Violeta Parra foi uma cantora popular e ícone da cultura do Chile. Suas canções, como “Gracias a la Vida” e “Volver a los Diecisiete”, foram gravadas por músicos de várias nacionalidades. Cantora, autora, colecionadora, poetisa, pintora, escultora, bordadeira e ceramista, Violeta foi uma artista multifacetada, ícone da cultura pop latina, tesoureira e guardiã das mais profundas tradições chilenas, além de ser uma mulher de contradições intensas.


SINOPSE
“Violeta foi para o Céu”, conta a história da compositora, cantora e folclorista chilena Violeta Parra, da infância humilde ao reconhecimento internacional, passando pela intensidade de suas contradições internas, falhas e paixões.
Baseado no romance homônimo de autoria de Ángel Parra, filho de Violeta, o filme de Andrés Wood faz um retrato da famosa cantora e folclorista chilena Violeta Parra, preenchido com seu trabalho musical, suas memórias, seus amores e esperanças. O filme é uma co-produção entre a produtora brasileira BossaNovaFilms, a chilena Wood Producciones e a argentina Maiz Producciones, e a distribuição é da Imovision.


PRÊMIOS
Sundance Film Festival 2012
Vencedor da categoria ‘World Cinema Dramatic Competition’ (Grande Prêmio do Júri Internacional do Cinema Mundial Dramático).

Toulouse Latin American Film Festival 2012
Prêmio do Público.

 

Festival de Cine Iberoamericano de Huelva 2011
Prêmios: Colón de Plata Melhor Atriz (Francisca Gavilán);
Colón de Plata Melhor Diretor (Andrés Wood).

Festival Internacional de Cine en Guadalajara 2012
Prêmios: Melhor Atriz (Francisca Gavilán) e Prêmio FIPRESCI.

Miami International Film Festival 2012
Prêmio: Grand Jury Discretionary Prize.

Oscar Academy Awards 2012
Indicado pelo Chile para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Goya Awards 2011
Indicado pelo Chile para concorrer ao Goya, prêmio da Espanha.
 

VIOLETA FOI PARA O CÉU
Chile, Brasil e Argentina, 2011, 110 minutos, 35mm, Color, Dolby SR.

Direção: Andrés Wood
Produção: Wood Producciones, Bossanovafilms e Maiz Producciones
Distribuição: Imovision
Estreia: dia 07 de junho
Pré Estreia São Paulo: 04 junho de 2012
Pré Estreia Rio de Janeiro: 05 de junho de 2012

 

 

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia