Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - ACONTECE
IX Salão Paulista de Cutelaria
01/11/2017

Com a participação de artesãos de diversas partes do país e atrações internacionais, evento acontece dias 4 e 5 de novembro, na Casa de Portugal. Serão mais de cem expositores das mais diversas partes do Brasil e da Argentina que vão apresentar e comercializar desde facas de cozinha e e canivetes táticos até machados e espadas, com os mais variados e sofisticados materiais e técnicas.

9 coisas que todo mundo precisa saber antes de visitar o IX Salão Paulista de Cutelaria

1
“Cutelaria, termo de estranha sonoridade, é a atividade de produzir, por meios artesanais ou industriais, instrumentos de corte - ferramentas simples, mas indispensáveis no cotidiano da humanidade. De um mero cortador de unhas, passando por todas as facas e espadas no mundo, terminando por uma foice ou serra, não importa, tudo é cutelaria” (Hélio Barreiros Júnior, colecionador e colaborador da revista Magnum na área de cutelaria)

2
Desde 2009 o Salão Paulista de Cutelaria trata da parte mais nobre da atividade: o trabalho minucioso e as técnicas elaboradas dos artesãos e dos artistas. O evento investe também na cutelaria comercial, apresentando aos visitantes tanto peças nacionais quanto importadas. Há opções para todos os gostos, das mais simples e de preços acessíveis até as sofisticadas, artísticas e colecionáveis. Também é possível conhecer e adquirir máquinas, ferramentas e demais suprimentos que envolvem a atividade.

3
O mercado de cutelaria cresce ano a ano no Brasil. É cada vez mais expressivo o número de cuteleiros que buscam aperfeiçoar seu trabalho, assim como o de consumidores interessados em peças para uso na cozinha, no churrascos de fim de semana, em esportes, no lazer ou pelo prazer de obter colecionar peças bonitas.

4
Cuteleiros de várias partes do país e atrações internacionais costumam expor nas edições do Salão Paulista de Cutelaria, que vem sem firmando como o mais tradicional evento da área no Brasil.

5
O evento acontece na belíssima Casa de Portugal, no bairro da Liberdade, na capital paulista. Trata-se de uma instituição representativa da comunidade Luso-Brasileira e referência na área da promoção cultural. O projeto do atual edifício foi inaugurado em 1956 e tem autoria do português Ricardo Severo (1869-1940), que foi sócio do famoso arquiteto brasileiro Ramos de Azevedo (1851-1928).

6
Durante a realização da 9a edição de evento, os visitantes poderão conferir parte das peças do acervo que deu origem ao livro A Riqueza da Cutelaria Brasileira. Sofisticadas e luxuosas, as peças ficarão expostas na Galeria de Arte da Casa de Portugal. A visitação da exposição é livre.

7
São várias as modalidades premiadas: Melhor Iniciante, Melhor Faca de Caça, Melhor Faca Bowie, Melhor Faca de Campo, Melhor Faca de Luta, Melhor Faca Tática, Melhor Faca integral, Melhor Faca Gaúcha, Melhor Faca de Cozinha, Melhor Canivete Tradicional, Melhor Canivete Tático, Melhor Lâmina Brut Forge, Melhor Faca Sorocaba, Melhor Aço Damasco, Melhor Adaga, Melhor Machado, Melhor Lâmina de Arte, Melhor Bainha, Melhor Espada, Melhor Lâmina em Colaboração e Destaque do Salão.

8
A premiação das categorias acontece no  primeiro dia do IX Salão Paulista de Cutelaria, 4/11, no período da manhã. Várias das peças premiadas poderão ser compradas durante os dois dias do evento.

9
E, como atração principal, temos, é claro, os cuteleiros!

Confira os cuteleiros destaques do IX SPC:

Silvana Mouzinho: organizadora do tradicional Salão Paulista de Cutelaria, cuja 9a. edição acontece nos dias 4 e 5 de novembro, na Casa de Portugal, na capital, Silvana é o principal nome feminino brasileiro da tradicional técnica da cutelaria. Respeitadíssima num universo tradicionalmente masculino, também é uma das vinte mulheres - a única brasileira - que compõem o capítulo "Toque Feminino" no livro "The World of Knives II", de autoria de David Darom. Em 2017, ela comemora 15 anos de sua marca, Silvana Art Knives.

Rodrigo Sfreddo: o gaúcho é o primeiro sul-americano a receber o título de Master Smith (‘Mestre Ferreiro’, em português), certificação da cutelaria mundial concedida pela American Bladesmith Society (ABS), nos Estados Unidos. Sfreddo ministra cursos concorridísimos e produz peças luxuosas e refinadas com aspecto e valor de joias - algumas chegam a custar mais de R$ 25 mil reais. O roqueiro Axl Rose, notório colecionador de facas, é um de seus clientes.

Flávio Duprat: considerado um dos maiores especialistas em afiação do Brasil, o paulistano ministra cursos sobre o assunto e costuma ser requisitado por chefs renomados como Alex Atala, Olivier Anquier e Allan Vila Espejo.

Julian Antunes: com apenas 24 anos, o mineiro de Rio Paranaíba já vem se consagrando com um forte nome da cutelaria nacional. É de sua autoria a adaga que ilustra o cartaz de divulgação do IX Salão Paulista de Cutelaria. Em 2016, ele ganhou os prêmios de Melhor Bainha e Melhor Lâmina de Arte.

Alexandre Gasparini: há mais de 30 anos no ramo, o paulistano é um dos mais antigos e queridos cuteleiros em atividade no Brasil. A paixão surgiu quando viu um filme sobre a vida de Jim Bowie, soldado norte-americano que lutou na Guerra de Independência do Texas e inspirou a faca Bowie. Seu trabalho lhe rendeu uma bela homenagem na edição do Salão de 2016.

Facundo Montenegro: especialista na produção de facas com aço damasco, o cuteleiro argentino é umas presenças internacionais confirmadas no IX SPC. Ele é o primeiro cuteleiro na Argentina
certificado como Journeyman Smith pela American Bladesmith Society.

Rodrigo Rabello e Carla Rodrigues Alves: aos 39 anos, formados em Desenho de Comunicação (ênfase em Artes Plásticas) e Desenho Industrial/Design Gráfico, o casal paulistano vem colecionando prêmios desde que começou a trabalhar juntos, há três anos. Rodrigo elabora e desenha as lâminas e Carla faz a escultura.

Experts em canivetes: a maior parte dos cuteleiros brasileiros trabalha com a confecção de facas, mas essa edição contará com a presença de dois grandes nomes do setor. Rick Lala, de Presidente Prudente (SP), e Maurício Drobrusky, de Ponta Grossa (PR) apresentarão peças únicas  e ricas em detalhes. Os apaixonados por canivetes ainda poderão conferir o trabalho dos paulistanos Markus Segantin e Roberto Lopes, que estreiam no IX SPC.

Roberto Gaeta: aos 80 anos, o paulistano que batiza os prêmios do SPC é um dos pioneiros na arte da cutelaria artesanal no Brasil. Embora já não venda mais suas peças, Gaeta marca presença todo ano no Salão Paulista de Cutelaria para trocar ideias com cuteleiros das mais diversas gerações, muitos dos quais se inspiraram em sua vida e obra. 

Mais informações acesse: http://www.salaopaulistadecutelaria.com.br/site/

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia