Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - ACONTECE
Como calcular a quantidade de vinhos para festas
06/07/2016

André Martini, da Casa do Vinho, dá dicas de como agradar na escolha do rótulo e acertar na quantidade, o primeiro detalhe para calcular o número de vinhos é o número de convidados. Para pequenas confraternizações, o consumo chega a uma garrafa por pessoa, podendo ser até um pouco mais se a turma for daquelas mais fortes. Em festas maiores, o consumo médio passa a ser de uma garrafa para cada dois convidados. "Afinal, tem gente que não bebe nada, mas em compensação, tem gente que bebe sozinho mais de uma garrafa. Vale lembrar que se forem servidos mais de um tipo de bebida, o total vai ser maior, pois não temos como saber quem vai beber o quê. É preciso deixar uma margem de erro", explica. Para facilitar, observe o infográfico exclusivo da Casa do Vinho. 

A duração da festa é o segundo ponto a ser observado, seguido da formalidade. Por exemplo: num coquetel de negócios, o consumo tende a ser bem menor que em uma festa de casamento ou aniversário, mesmo que tenham o mesmo número de convidados.

Em um casamento ou festas de grande porte, o consumo de espumantes gira entre uma garrafa para cada dois ou três convidados e o de vinho uma garrafa para cada três ou quatro convidados. O consumo de whisky é de uma caixa (12 garrafas) para cada 100 ou até 150 convidados. Isso levando em conta que serão servidos os três tipos de bebida. “Todas estas quantidades podem sofrer alterações, são uma média”, esclarece André. 

André alerta para que jamais os anfitriões deixem o vinho como secundário na hora da escolha. “Se você teve cuidado de escolher cada prato ou salgado, deve sempre considerar que o vinho vai compor o menu e este deve sempre estar à altura do buffet. Ele pode deixar seus pratos ainda mais gostosos, mas se não forem bem escolhidos... podem estragar sua festa. O equilíbrio, quando falamos de qualidade é fundamental”. Ele conta que não é necessário comprar vinhos muito caros, a não ser que a festa seja super luxo, mas orienta a não servir qualquer rótulo, desproporcional ao evento.

Dicas sobre rótulos, acesse: www.casadovinho.com.br

 

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia