Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - O QUE BEBER?
CAIPIRINHAS - A bebida brasileira
26/03/2012

 

O Brasil é conhecido por sua natureza, praias, diversidade de raças e culturas, mulheres bonitas, carnaval e uma bebida que cativa estrangeiros e brasileiros, a caipirinha. Presente nos churrascos entre amigos, bares e restaurantes, está bebida é uma criação brasileira, que tem como ingrediente principal a cachaça (conhecida como pinga ou aguardente).

A cachaça surgiu da produção do açúcar. Nos engenhos, os escravos para produzirem o açúcar ferviam o suco de cana até formar uma espuma densa. A espuma passou a ser depositada em cochos de madeiras que ficavam ao relento, como consequência fermentou e ganhou teor alcoólico, dando origem a pinga.

Nas festas, os escravos bebiam a garapa (suco da cana ainda não fermentado) misturada com frutas. Mais tarde, começaram a usar a cachaça, que misturada ao suco das frutas originou a “batida”. No interior de São Paulo a mistura de cachaça, limão amassado e mel eram usados como remédio contra gripe. Nesta fórmula, foi acrescentado o gelo e surge a caipirinha, que vem do termo caipira, como é conhecido os moradosres do interior do estado de São Paulo.

Sabores e combinações

A bebida, que é feita no copo em que é servida, ganhou novos sabores. Misturando e acrescentado outras frutas, desde o tradicional morango  as mais diferentes, como a caipirinha de coco, banana e caipirinhas com picolé, tornou-se conhecida por todos os continentes e novas receitas surgiram.

A cachaça também foi substituída para diversificar o sabor. Hoje, encontramos a capiroska, também chamada de caipivodka, na qual substitui a cachaça por vodka,  a caipiríssima é uma variação da caipirinha, mas a diferença é a troca da cachaça pelo rum Bacardi e a caipivinho, nada mais é que uma caipirinha feita com vinho. A bebida também ganhou traços mexicanos quando misturado com tequila e japoneses quando misturado com saquê.

Dicas:

  • Descasque o limão, pois isso deixa um gosto mais agradável e não azeda com facilidade. 
  • Ao fatiar o limão, corte o fio do meio e a parte superior e inferior. Isso tira bastante o gosto amargo do limão que muita gente reclama.
  • Na caipirinha de abacaxi, experimente adicionar hortelã. 
  • Muitos são os sabores, como kiwi, frutas vermelhas, morango, lima da pérsia entre outros.

confira mais receita de caipirinhas clicando aqui 

 

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2017 Gastrovia Turismo e Gastronomia