Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - ACONTECE
5° Pisa da Uva na Quinta do Olivardo traz aromas e sabores dos tradicionais lugares portugueses
14/01/2016

A principal festa dos amantes do vinho, que celebra a boa safra e a tradição da pisa nas uvas já está chegando. Nos dias 16, 23 e 30 de janeiro, a partir das 10h30, os apaixonados pela cultura lusitana poderão vivenciar todos os passos da produção do vinho artesanal, na 5° Pisa da Uva da Quinta do Olivardo.

No dia da pisa, os visitantes recebem um cesto e um chapéu e, assim como faziam os antigos colonos, percorrem os caminhos formados pelos parreirais para colher os cachos dos frutos.

Assim que são retirados dos parreirais, os cachos vão para o lagar, construção em pedras usada para o preparo do vinho, onde serão pisados e se transformam em vinho artesanal da melhor qualidade. O diferencial é que o preparo não fica só por conta dos produtores. Os visitantes que passam por lá também participam de todo o processo.

Os grupos folclóricos levarão para a pisa as tradições da cultura portuguesa. Ao som dos folclores lusitanos, o público poderá acompanhar as apresentações e ainda, aprender a dançar os ritmos típicos de Portugal.

Para o almoço, o destaque será a Espetada Madeirense. Suculentos pedaços de carne bovina, espetados em um galho de louro e assados na brasa, servidos com milho frito.  O prato integrou o guia “Roteiros Paulistas – o que fazer durante a Copa do mundo Fifa 2014”, um informativo com 236 páginas com sugestões de viagens, locais turísticos, indicações gastronômicas e hospedagem, entre outras informações úteis para os turistas que vieram para a Copa do Mundo.

A Espetada Madeirense da Quinta do Olivardo também foi premiada no Festival Gastronômico Sabor de São Paulo e está entre os 30 melhores pratos característicos da culinária regional paulista. O festival é promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, Revista Prazeres da Mesa e Senac.

    

Para participar da pisa
Todos os turistas podem participar da pisa da uva da Quinta do Olivardo. Para isso, basta comprar um pacote que inclui o acompanhamento da colheita, a pisa da uva e um almoço completo com as principais delícias da gastronomia portuguesa.

Escolha da Rainha da festa
Pela primeira vez será realizada a escolha da Rainha da Pisa da Uva. As inscrições para as interessadas já estão abertas. O concurso visa premiar a mulher que melhor representar a cultura da pisa da uva portuguesa, com seu carisma, simpatia e trajes típicos.

Para participar, as candidatas deverão se apresentar com trajes típicos portugueses ou jeans e camiseta branca, mas com adornos que façam alguma referência aos costumes portugueses, como lenços, por exemplo. Não há limite de idade.

A vencedora ganhará a quantia de R$300. A 2ª e a 3ª colocadas receberão uma cesta com produtos da casa. A votação será feita pelos participantes do evento. A Rainha da festa será anunciada no dia 30 de janeiro.

Como chegar
A Adega e Restaurante Quinta do Olivardo está localizada no km 4 da Estrada do Vinho, em São Roque (SP), com acesso pelo km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270). As reservas de mesas têm validade até às 13h e podem ser feitas pelos telefones: (11) 4711-1100 e 4711-1923. Informações adicionais, fotos e vídeos estão disponíveis no site www.quintadoolivardo.com.br.

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia