Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - ACONTECE
Receita com farofa de biscoito Francisquito ganha Concurso Gastronômico Lufada
04/11/2015

Debutando em premiações, o acadêmico do 4º semestre do CST em Gastronomia da Unic (Universidade de Cuiabá), Névio Benes, iniciou a trilha de concursos com o pé direito: conquistou o primeiro lugar no Concurso Gastronômico Lufada, que faz parte da 5ª Jornada Mato-grossense de Gastronomia da instituição.

Com o prato “Torresmo e filé de pintado com farofa de Francisquita”, Névio colocou em prática todas as técnicas que aprendeu durante as aulas. “A instituição nos incentiva a mostrar nosso potencial e as práticas adquiridas no decorrer dos semestres Em um período, aprendemos a técnica de cozimento a vácuo, em outro, a forma de se fazer torresmo. Apliquei todo o aprendizado em meu prato”, explica.

Por influência da avó, Névio decidiu transformar um produto, o biscoito de francisquito, em ingrediente. “Eu sou filho de chapadense com brasiliense. Na Chapada dos Guimarães, é realizado todo ano a Festa de Sant’Ana que tem o tradicional chá com bolo, onde também é servido o biscoito francisquito, que dependendo do formato pode ser chamado francisquita. Eu cresci com essa influência. E como um dos critérios para o concurso era criatividade, pensei: porque não utilizá-lo na minha receita? E deu certo!”, comemora.

A receita deu tão certo que Névio abriu sua Biscoitaria, com objetivo de manter a tradição de uma forma criativa. E, além do próprio negócio, conquistou mais um prêmio: o Chef do Sabor, realizado por uma revista do ramo de Gastronomia do Mato Grosso.

Com o tema: Receitas de Primeira com Ingredientes de Segunda, o acadêmico concorreu na categoria Profissional, com o prato constituído por músculo, queijo coalho em cubos, com calda de carambola e purê rustico de mandioquinha.  “O Lufada serviu para me preparar, tanto tecnicamente, quanto psicologicamente, para participar de outros concursos.”, comenta.

Concurso Gastronômico “Lufada”

O “Lufada” faz parte da programação da Jornada Mato-grossense de Gastronomia e tem como objetivo promover a integração dos estudantes do curso com o setor profissional, incentivando o trabalho de pesquisa sobre os ingredientes regionais, além de relacionar competências teóricas e práticas. Tendo como ingredientes principais peixes típicos dos rios mato-grossenses, como o Tambacú, Pintado e Piraputanga. Todas as receitas inscritas são inéditas e, nos critérios de nota, é avaliada a apresentação, criatividade, harmonização dos ingredientes, ficha técnica e preparo.

 

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2020 Gastrovia Turismo e Gastronomia