Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - ACONTECE
Na contramão do gourmet
30/10/2015

De tempos para cá, a moda do gourmet tem dominado o cardápio dos restaurantes. Do brigadeiro ao cachorro-quente, a “gourmetização” dos pratos tem sido uma das estratégias mais utilizadas para diversificar e atrair clientes em meio à instabilidade econômica que vive o país. A rápida ascensão dos Food Trucks e Feiras Gastronômicas fortaleceram ainda mais a tendência e firmou o termo Gourmet no consciente do brasileiro, uma vez que aproximou o público de um cardápio com preço acessível e ingredientes não tão comuns no dia a dia.

Para o jornalista canadense David Sax, no livro The Tastemakers – Why we´re crazy for cupcakes and fed up with fondue (ainda sem tradução para o português), a moda se tornou tão forte em países como o Brasil por conta da nossa herança cultural, uma vez que temos uma grande influência dos imigrantes e uma história gastronômica ainda recente, o que nos torna mais suscetíveis à experimentação na busca por uma identidade.

Fugindo da gourmetização dos pratos alguns estabelecimentos do interior paulista mostram que é possível navegar na contramão da tendência e fazem sucesso apostam em pratos tradicionais no cardápio para agradar o paladar do brasileiro. Como é o caso das churrascarias O Matuto que, para enriquecer ainda mais o rodízio repleto de cortes nobres, traz ao consumidor clássicos como o gratinado de siri e a bacalhoada portuguesa. “Pratos típicos como o gratinado e a bacalhoada resistem ao tempo devido ao apelo sentimental. É uma combinação de ingredientes que representa a história do Brasil, com a chegada dos colonizados, além de ser um prato cheio de sabor” explica Sidiana Giachinni, chef de cozinha da rede.

Com um cardápio repleto de clássicos como a Parmegiana, o Nhoque e os risotos além de mais de 150 combinações de prato, a Premiatto, primeira rede a oferecer comida rápida com qualidade Premium, aposta em um grande clássico da culinária brasileira: a Picanha à Mineira. “Possuímos um cardápio com uma variedade de pratos com cortes de carnes nobres, mas o clássico Feijão tropeiro com Picanha continua como um dos mais procurados, mesmo em meio a crescente busca por opções gourmet”, comenta o proprietário, Cláudio Fernandes.

Idealizado pela chef Lourdes Bottura o restaurante Badebec, preza pelo conceito de comfort food em um ambiente que remete à memória afetiva dos clientes levando-os a reviver os saudosos almoços na casa dos avós. Com um Buffet que oferece uma combinação de sabores variados aliados a receitas elaboradas com ingredientes selecionados, o Badebec oferece uma farta mesa de saladas, com legumes e verduras típicos do nosso país, valorizando a cultura brasileira, além de uma mesa com diversas opções de pratos quentes. “O Badebec traz o encontro da gastronomia irreverente com o prazer em receber, receitas saborosas e ambiente aconchegante”, explica a chef.

Com cinco unidades no interior paulista e mais de 90 sabores em seu cardápio a Arriba Paleteria mostra que as paletas mexicanas podem ser muito mais do que um “picolé gourmet”. Inspirada pelos sabores do Brasil a chef Miriam Macedo transformou sobremesas clássicas como o pudim de leite condensado, brigadeiro de panela, doce de abóbora, beijinho, pavê além é claro da sensação do verão brasileiro o açaí no famoso sorvete mexicano. “Tenho facilidade em criar receitas e combinações, utilizando sempre ingredientes naturais e frutas típicas brasileiras. O sucesso são paletas feitas com carinho e caíram no gosto do público que ama sorvete”, conclui a matriarca da família.

Mesmo com todo requinte e primor que compõem a Romana a marca especialista em um dos alimentos tradicionais mais amados pelos brasileiros: o pão. Com um dos cafés da manhã mais completos de Campinas, a Romana traz ao consumidor pães quentinhos além de bolos, doces, salgados, sucos, leite, café, geleias diversas e frutas frescas. Aos finais de semana o cardápio matinal fica ainda mais completo com ovos mexidos, salsicha, coalhada, mingau, iogurte e deliciosos waffles, como em um típico café da manhã americano. “Mesmo trazendo sabores de outras culturas e todo o ambiente de sofisticação, o tradicional pão com manteiga na chapa e o pingado são insubstituíveis na mesa do brasileiro e, portanto, na da Romana também”, destaca um dos sócios da marca, Claudio Fernandes.

Já o Les Deux tem no clássico Filet à Parmegiana acompanhado de arroz e batata frita um dos pratos preferidos do público. Outro ponto forte é o Giorno della Pasta, que reúne uma seleção de risotos, carnes e massas para um típico almoço de domingo, com o toque italiano que a chef Talita Ferreira faz questão de destacar. “Mesmo com todos os pratos e referências internacionais, ter uma forte referência nacional e apostar em pratos simples, porém muito saborosos, é um dos diferenciais do Les Deux”, destaca a chef.

A unidade de Campinas do L’Entrecôte de Paris é famosa pelo clima e gastronomia francesa ao servir seu exclusivo entrecôte, (corte francês da parte nobre do contrafilé) coberto pelo molho secreto, que leva mais de 21 ingredientes e 36 horas para ficar pronto, mas nem por isso deixa de lado a gastronomia tradicional em suas deliciosas sobremesas. O Crème Caramel, apesar do nome sofisticado segue a receita do tradicional pudim de leite condensado.

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia