Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
COLUNISTAS - Ricardo Assumpção
Oficina de Risotos
23/07/2015

A escola de gastronomia Mil Folhas, sediada em Indaiatuba, São Paulo, promoveu no dia 15 de julho de 2015, uma oficina de Risotos ministrada pelos professores Caio Nunes, Dafne Ferracini e Samantha Nicoli.

Para o evento, foram convidados um pequeno grupo de pessoas ligadas à mídia e gastronomia, com o intuito de apresentar, na prática, sua metodologia para ministrar os cursos oferecidos pela escola.

Por mais que saibamos reproduzir receitas mais complexas, cozinheiros amadores, na concepção da palavra, nunca perdem a oportunidade de aprender e aprimorar sua "técnica", e portanto, estive lá conferindo! Com uma grande naturalidade, própria de quem ama o que faz, quem participou teve uma grande aula, com fundamentos aos que não tem grandes experiências e dicas ótimas à aqueles que já tem um certo tempo de fogão.

A oficina iniciou com dicas de elaboração de um caldo de legumes, que serve de base para a refoga e cozimento dos risotos salgados. Algo muito útil, pois, cada vez mais vemos a utilização de caldos industrializados, até em badalados programas de TV. Outros conceitos como o ponto do arroz, que deve estar sempre "al dente" e para isso, o grão deve estar consistente, mas sem grudar no dente...Como todo cozinheiro deve provar a comida durante a elaboração, vá tentando e lembre-se dessa dica!

O primeiro risoto elaborado foi o Risotto Alla milanese e aspargos, uma tradicional receita à moda milanesa, acompanhado de aspargos salteados na manteiga, uma receita simples e extremamente saborosa! Logo na sequência, foi o de queijo gorgonzola com pêra, um delicioso contraste do dulçor da fruta e a picância do queijo.

    

Para sobremesa, foi o que particularmente me aguçou a curiosidade, foi servido um risoto de doce de leite com coco! Sim, um risoto doce e ainda com sabores tão familiares ao paladar brasileiro, um show de prato, um docinho realmente confortante!

A escola promove cursos rápidos e de formação prática em gastronomia, sem dúvida, baseado na experiência que tive, vale o investimento! Os professores são acessíveis, o ambiente descontraído e com tudo que é necessário para aprender e aprimorar conhecimentos culinários, confira o programa para agosto acessando https://pt-br.facebook.com/milfolhasescoladegastronomia.

Voilá!

Ricardo Assumpção

 Ricardo Assumpção é editor do Gastrovia e apaixonado por gastronomia, nas horas vagas e outras nem tanto, adora esquentar a barriga em fogões, fornos, churrasqueiras...Vinhos e cervejas especiais acompanham as experiências!

 

 

 

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2019 Gastrovia Turismo e Gastronomia