Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - ACONTECE
Parque Estadual Serra do Mar completa 37 anos
09/09/2014

O Parque Estadual Serra do Mar (PESM) completa 37 anos no próximo dia 30 de agosto. Com 320 mil hectares, esta é a maior área de proteção integral de toda a Mata Atlântica remanescente do país. Por sua dimensão e por proteger um dos ecossistemas mais diversos do mundo – a Mata Atlântica - o PESM é considerado uma unidade de conservação importante para a humanidade.

Criado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, em 30 de agosto de 1977, e administrado pela Fundação Florestal, o PESM abrange 23 municípios paulistas, desde o Litoral Norte até o Litoral Sul, conectando as florestas do sul do Estado do Rio de Janeiro ao Vale do Ribeira e Paraná,  formando o maior corredor de biodiversidade de toda a Mata Atlântica. Este amplo corredor ecológico possibilita a preservação de espécies que necessitam de grandes territórios para sua sobrevivência, como a onça pintada.

Devido à sua enorme extensão, o PESM é gerenciado por meio de 10 núcleos: Cunha, Santa Virgínia, Curucutu, Picinguaba, Caraguatatuba, São Sebastião, Bertioga, Itutinga-Pilões, Itariru e Padre Dória. Cada núcleo possui características específicas, formando um mosaico de paisagens, biodiversidade, interação social e preservação ambiental.

"Ao longo destes 37 anos, diversos avanços foram conquistados para a proteção das áreas remanescentes de Mata Atlântica no Estado de São Paulo. Entre as principais conquistas, destacam-se: a implantação do Plano de Manejo, que estabelece regras e estratégias para conservar, recuperar e manejar as espécies e a remoção dos bairros-Cota, na região de Cubatão, que promoveu a realocação de centenas de famílias. Neste projeto, os moradores saíram de áreas de extremo risco geológico para regiões regularizadas e urbanisticamente adequadas às necessidades da população", comenta o diretor executivo da Fundação Florestal, Olavo Reino Francisco.


As diversas trilhas do PESM proporcionam aos visitantes uma experiência única, que integra ecoturismo, educação ambiental e qualidade de vida. Em alguns núcleos também é possível vivenciar a cultura caiçara e quilombola, seus laços com a mata e o mar, além da busca pela sustentabilidade por meio do Turismo de Base Comunitária e atividades de educação ambiental voltadas para grupos escolares dos municípios que compõem o PESM e municípios vizinhos.

Para mais informações sobre o PESM, entre em contato com a Fundação Florestal, por meio do telefone 11 2997-5000 ou do e-mail fflorestal@fflorestal.sp.gov.br.
 

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia