Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
COLUNISTAS - Alessandro Pinesso
Cervejaria mineira Wäls lança Barley Wine em parceria com o Empório Alto dos Pinheiros
28/04/2014

Dentre as novas cervejarias artesanais brasileiras, a Wäls vem se destacando pela qualidade de seus rótulos, alguns deles inclusive com premiações internacionais. Há poucos dias, sua interpretação do clássico estilo Belgian Dubbel recebeu medalha de ouro no World Beer Cup, o maior certame cervejeiro do mundo. Ano passado, os mineiros se associaram ao Empório Alto dos Pinheiros, em São Paulo, para comemorar o quinto aniversário daquela que é considerada a “Meca” dos apreciadores das fermentadas. A parceria agora se repete para no sexto aniversário da casa, com o lançamento da Wäls EAP Barley Wine 2014. A rigor, trata-se de uma American Barley Wine, já que emprega somente variedades norte-americanas de lúpulo (Tettnanger, Cascade e Galena). Para completar, a cerveja é maturada com lascas de carvalho francês. 
 
Provada diretamente das torneiras do EAP, como é conhecido o Empório, é complexa e equilibrada, apesar dos 11,5% de teor alcoólico. Com a chegada do inverno, é uma boa companhia para pratos intensos, como assados e queijos azuis (Gorgonzola e Roquefort). No aroma, notas vinificadas, típicas do estilo, frutas secas, ameixa e o frescor do lúpulo. Na boca, o álcool se faz presente, lembrando vinho do Porto, acompanhada pelo dulçor do malte e um toque seco. Dizem os criadores que pode ser uma boa cerveja de guarda, o que é bastante provável. Cervejas com alto teor alcoólico resistem bem à ação do tempo, ficando mais licorosas.
 
Sobre o estilo Barley Wine, podemos dizer que foi criado na Inglaterra no final do século XVIII. O longo conflito entre britânicos e franceses fez com que a oferta de vinho nas terras da rainha se tornasse cada vez mais escassa. Com isso, criou-se uma alternativa para substituir a bebida nas mesas da aristocracia inglesa. A primeira versão comercial deste estilo foi lançada em 1870, pela cervejaria Bass, que ainda é produzida.
 

*Alessandro Pinesso é sommelier de cervejas formado pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS) e Association de la Sommellerie Internationale e Mestre em Estilos Cervejeiros pelo Instituto da Cerveja Brasil, associado ao Brewers Association dos EUA.

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia