Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - ACONTECE
Stella Artois escolhe melhor tirador de chopp do Brasil
16/04/2014

A sofisticação e tradição com mais de 600 anos de história de Stella Artois são celebradas em todo o mundo. Para atender aos paladares mais exigentes, a marca desenvolveu o World Draught Masters, um dos principais campeonatos de tiradores de chopp global, que reconhece o melhor ritual de servir o chopp Stella Artois. O vencedor disputará o campeonato mundial na final internacional em Cannes, no dia 17 de maio, com competidores de mais de 20 países.

Os tiradores de chopp do Brasil serão avaliados por uma comissão julgadora, que irá visitar os pontos de venda de forma oculta e que vai levar em conta se os nove passos dos rituais de servir o chopp Stella Artois foram seguidos à risca. Além do respeito ao ritual, habilidade, destreza e simpatia são critérios também levados em conta.
Paul Van Walle, mestre-cervejeiro de Stella Artois que colabora na cervejaria original da marca, em Leuven, na Bélgica, há mais de 32 anos, virá ao Brasil para escolher entre os finalistas o vencedor da etapa Brasil do World Draught Masters. Paul conta que por mais que esteja preocupado com o sabor da cerveja, reconhece que uma cerveja Stella Artois perfeitamente produzida merece uma apresentação perfeita. “O consagrado ritual de nove passos da marca para servir, garante que os amantes de cerveja de toda parte sejam servidos assim como seriam na Bélgica”, complementa.

 

Nove passos para tirar o Chopp Stella Artois
1.    O Cálice
O cálice foi criado para garantir a qualidade de Stella Artois em todos os detalhes: sabor, cor, aroma e espuma. Representa o requinte e a tradição de Stella Artois em todo o mundo.
2.     A Purificação
É preciso ter certeza de que o cálice está limpo, livre de qualquer resíduo, inclusive de marca de dedos. Por isto, é importante usar um ótimo detergente neutro e deixar o cálice secar naturalmente. Antes de receber o líquido, o cálice de Stella Artois deve ser colocado em água gelada, para ficar na mesma temperatura do chopp.
3.     O Sacrifício
O primeiro jato da chopeira não deve ser servido para garantir que Stella Artois esteja fresca para o consumidor desde a primeira gota.
4.    A Alquimia
Quando for servir Stella Artois, o chopeiro deve inclinar o cálice á um ângulo de 45°. Quando o chopp atinge o cálice e começa a circular é criada a proporção ideal entre a espuma e líquido.
5.    A Coroação
Um chopp de qualidade de Stella Artois merece muito mais que um colarinho. Merece uma coroa, que é formada com o retorno do cálice para a posição vertical, quando este estiver com a metade do seu volume preenchido. A coroa evita que o líquido entre em contato com o ar, preservando seu sabor, aroma e temperatura.
6.    A Reverência
O chopeiro deve fechar rapidamente a torneira e retirar o cálice, sem deixar que caiam respingos. O líquido e o cálice jamais devem tocar a torneira. Isso garante o frescor da Stella Artois.
7.    A Guilhotina
Nesta etapa, o chopeiro deve retirar o excesso de espuma. Para isto, deve usar espátula especial de Stella Artois, inclinada num ângulo á 45°, passando-a sobre o cálice bem apoiado no balcão para retirar as bolhas maiores. Isso garante que a espuma dure mais tempo. Depois a espátula deve ser colocada num outro copo, com água limpa.
8.    A Regra Inviolável
É  fundamental para garantir o sabor e o aroma de Stellla Artois. Além disto, ajuda a manter a sua temperatura. A altura ideal é de dois dedos: mais ou menos 3 cm.
9.     A Premiação
Vire a marca do cálice para o cliente, segurando pela base e com a logomarca voltada para o consumidor. Enquanto ele se delicia com a sua obra prima, deseje "Saúde!".

A disputa internacional - World Draught Masters
Realizado desde 1997, o campeonato Stella Artois World Draught Masters reúne, anualmente, os melhores tiradores de chopp Stella Artois dos cinco continentes. A competição conta com um júri de seis especialistas de diferentes países. O objetivo é escolher o tirador de chopp Stella Artois que segue todas as etapas do ritual de maneira perfeita. O campeão da disputa se torna embaixador do World Draught Masters e percorrerá o mundo apresentando o ritual dos nove passos de Stella Artois. O campeonato, que já aconteceu em Leuven, na Bélgica, em Nova York, nos EUA, em Londres, na Inglaterra, em Buenos Aires, na Argentina, acontece este ano em Cannes, na França.
 

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2021 Gastrovia Turismo e Gastronomia