Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - ACONTECE
Guia prático e fácil sobre a culinária japonesa
12/03/2014

O Kaza Sushi preparou um guia prático para explicar os nomes e ingredientes de alguns dos pratos que estão mais em evidência nos cardápios dos restaurantes especializados.

Os pratos de entrada, por exemplo, podem variar entre Gyoza, Harumaki, Shimeji, Tempurá e Robata. Todos estes têm uma preparação quente, passando pelo vapor, pela fritura ou até pela grelha.

  • Gyoza: uma espécie de pastelzinho em formato oblato, semelhante a uma abóbora. Pode ser recheado com carnes ou vegetais e consumido frito ou a vapor.
  • Harumaki ou Rolinho Primavera: rolinho feito com uma fina massa de farinha de trigo, que possui recheio de vegetais ou queijo. O prato é servido frito e acompanhado com molho agridoce.
  • Shimeji: um tipo de cogumelo refogado na manteiga, a base de shoyu e outras iguarias como cebolinha verde.
  • Tempurá: entrada empanada feita com mais de seis tipos de legumes a base de massa temperada com produtos importados. O ponto certo da iguaria é estar crocante depois da fritura.
  • Robata: espetinho japonês feito com carne bovina, frango e legumes. O prato é grelhado na chapa e servido em molho especial.


Os pratos principais de uma refeição japonesa têm como base a variedade de peixes crus, elaborados com arroz especial e algas. Entre as opções mais tradicionais estão o Sashimi (fatias de peixe cru), o Temaki e o Sushi. Este último é composto por uma variedade de opções que inclui Niguiri, Uramaki, Hossomaki e Hot Holl.

  • Niguiri: é um bolinho de arroz em formato retangular onde se sobrepõe uma fatia de peixe, moldado à mão para que a fatia do peixe tome o formato do arroz. Pode conter uma pitada de wasabi (raiz forte, que lembra o gosto da pimenta) entre o peixe e o arroz.
  • Uramaki: um bolinho ao avesso, em que o arroz fica para o lado de fora e a alga para o lado de dentro. Os recheios podem variar entre salmão, salmão grelhado e Califórnia (recheio com a combinação de manga, pepino e kani).
  • Hossomaki: enrolado fino em que a alga fica para o lado de fora e o arroz do lado de dentro. As opções de recheio são salmão, kani e atum.
  • Hot Holl: enrolado de salmão com cream cheese, é empanado em farinha especial e levemente frito, acompanhado de molho tarê, com sabor levemente adocicado.

O Temaki, segundo os especialistas, é um dos pratos orientais que melhor caiu no gosto do brasileiro. Em formato de cone, ele é uma alga recheada com arroz e diversos outros ingredientes. Na opção mais tradicional, vem com salmão acompanhado com cebolinha verde e cream cheese.
 

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2018 Gastrovia Turismo e Gastronomia