Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
COLUNISTAS - Alessandro Pinesso
Cervejas especiais dos EUA conquistam consumidores
06/02/2014

Algumas das cervejas da Anchor Brewing, de São Francisco. Foto: divulgação 

Considerada uma nova escola cervejeira, as fermentadas norte-americanas ganham fãs ardorosos pelo mundo.

Antes restritas àqueles que viajavam á terra do Tio Sam, hoje é possível encontrar várias marcas e rótulos norte-americanos mesmo nos supermercados. Não estamos falando de Budweiser ou Miller, mas de cerveja artesanal, feita com cuidado e ingredientes selecionados. Vamos a  algumas delas.

Na opinião deste que vos fala, a melhor de todas ainda é a Anchor Brewing, localizada em São Francisco, Califórnia. É uma das mais tradicionais daquele país. O equilíbrio de suas criações não se restringe aos sabores e aromas, mas também aos rótulos, mais discrets os e classudos que a maioria dos exemplares encontrados nas cervejas locais. Experimente a Steam Beer e Liberty Ale, minhas favoritas. Importada pela Uniland.

Praticamente no mesmo patamar está a Brooklyn, localizada no bairro homônimo em Nova York. Criada e chefiada por Garrett Oliver, produz cervejas intensas, mas que jamais exageram  na dose dos ingredientes. Facilmente encontrada nos supermercados, a favorita da maioria dos apreciadores ainda é a Brooklyn Lager, uma Amber Lager de personalidade marcante. Importada pela Brazil Ways.

Há outras gringas muito interessantes, como as cervejas da Rogue Brewery, localizada em Newport, Oregon. Há excentricidades como a Voodoo, feita com bacon, que valem o preço, ao lado de ótimas criações com a Yellow Snow, uma American IPA muito saborosa e a Chipotle Ale, elaborada com a pimenta mexicana do mesmo nome. Também podemos citar a Founders, de Green Rapids, Michigan, que produz a All Day IPA, mais suave e menos alcoólica que a maioria das cervejas deste estilo, muito agradável até mesmo no alto verão, e a potente Dirty Bastard, uma Scotch Ale de respeito, com 8,5% de álcool.  Ambas importadas pela Tarantino.

Com estas, você já pode começar a explorar o universo das artesanais gringas, com variedades locais de lúpulos intensos e aromáticos (Citra, Amarillo, entre outros). Cheers!

 

*Alessandro Pinesso é sommelier de cervejas formado pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS) e Association de la Sommellerie Internationale e Mestre em Estilos Cervejeiros pelo Instituto da Cerveja Brasil, associado ao Brewers Association dos EUA.

Comentários
Andrea Calmon em 10/02/2014 às 10:06
A importadora da Brooklyn é a Beermaniacs! Cheers!!!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia