Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - ACONTECE
Brasil Brau / Degusta Beer 2013
03/07/2013

Conferimos a feira Brasil Brau, que nesta edição esteve ampliada e contando com empresas nacionais e estrangeiras apresentando insumos, e inovação no mercado cervejeiro. Os congressos movimentaram grande público, com palestrantes brasileiros e estrangeiros os temas abordaram questões de produção, tecnologia e mercado no Brasil e no mundo.
Muitas novidades foram apresentadas, Cerveja sem glúten, embalagens especiais, como o barril Slim de 20 litros, mais fino, promete facilitar o manuseio em bares e restaurantes, ocupando menor espaço e sendo mais leve.

Chopeiras estilizadas foram uma atração à parte. Quem não gostaria de ter uma de seu time de futebol do coração? Que tal uma que remeta ao fusca mais famoso do cinema, o Harbie? Os temas são muitos e até existem possibilidades de customização na pintura de alguns modelos.

Que tal produzir sua própria cerveja? Pois é a proposta da MyBeer, que lançou um kit que faz até 100 litros de cerveja de uma só vez, ocupando o mínimo de espaço necessário para uma produção caseira e que atende às exigência do Ministério da Agricultura....difícil de olhar sem querer tornar-se um home brewer!

Uma novidade bastante positiva desta edição, foi a separação  dos espaços da Brasil Brau e Degusta Beer, distintos nas propostas, e no público participante. Mas após às 15h, profissionais do mercado cervejeiro e apaixonados por cervejas, se encontravam no Degusta Beer para prova cervejas importadas e nacionais artesanais, em doses de 50 e 100ml, a maior parte dos expositores vendiam cervejas para levar para casa. Os  preços variavam de acordo com o rótulo, mas em geral bem acessíveis para se experimentar cervejas super especiais, lançamentos e rótulos que ainda nem desembarcaram no Brasil, um verdadeiro playground para os amantes da “Santa Cerva”!

Como é quase impossível e um tanto insalubre (+ ou – 400 rótulos x 100ml), não conseguimos provar todos os rótulos e usamos o critério de privilegiar as cervejarias nacionais, com o apelo artesanal, pois, importadas famosas e gigantes disfarçados todos conhecem!  

 Seleção Gastrovia 

2Cabeças Cervejas

 

 A 2cabeças foi criada por cervejeiros caseiros cariocas, que levaram suas melhores receitas das panelas para a produção em microcervejaria.
Hoje a linha tem 2 cervejas a Hi5 e a Maracujipa (que leva polpa de maracujá). E neste mês chega ao mercado uma edição limitada da Saison à Trois (com sementes de coentro), lançada na feira, será comercializada em garrafas de 500 ml.

www.2cabecas.com.br

 

Bamberg

A Cervejaria Bamberg levou ao Degusta Bier todos os seus rótulos, inclusive os premiados e lançados recentemente. Como a Raimundos Halle, uma homenagem à banda de sucesso dos anos 90 que vem pronta para ser saboreada em uma garrafa de 600 ml. Refrescante, fácil de beber e com teor alcoólico de 5,0%, essa cerveja de baixa fermentação leva três tipos diferentes de maltes. Essa proposta de sucesso, que une cerveja e música já consta no portfólio de cervejas da Bamberg, como a Sepultura Weizen e a pioneira Camila Camila, uma Bohemian Pilsen de personalidade única.
Um dos destaques também é a Bamberg Thunderstruck, lançada em março a nova cerveja não tem estilo definido e a receita nunca foi produzida por nenhuma cervejaria. Depois da criação da Bamberg CaoS, no ano passado, (cerveja do estilo Doppelsticke- raríssimo de encontrar- é uma espécie de Altbier mais potente em álcool e lúpulo)  o cervejeiro e proprietário da Bamberg, Alexandre Bazzo, decidiu criar uma Doppelsticke para o estilo Kölsch, uma “Doppelkölsch”.

www.cervejariabamberg.com.br

Bier & Wein Importadora

O grande destaque na feira foi o lançamento da sua rede de franquias CONFRARIA PAULISTÂNIA, um modelo inédito de franchising que une micro distribuição e varejo. A micro distribuição será direcionada a revendas locais (como bares, restaurantes, empórios, hotéis, mercados, etc) e o bar/loja destinado aos consumidores finais. Este inovador conceito proporcionará múltiplos canais de receita ao franqueado e criará uma central única de negócios e relacionamento. A loja piloto será inaugurada oficialmente no dia 3 de julho, em São Caetano do Sul. O nome da rede faz referência à Paulistânia Puro Malte, linha própria de cervejas Lager Premium da importadora, mas o espaço comercializará todo o portfólio de cervejas Bier & Wein. A loja irá funcionar de 2ª a sábado, das 14h30 às 22h.

A importadora também anunciou o aumento do portfólio, representando rótulos do "novo mundo" cervejeiro, começando pelos Estados Unidos com  as cervejarias californianas,  Ballast Point (com suas versões: Black Marlin – Porter e Sculping – IPA), Bear Republic (Black Stout – Stout e Racer 5 – IPA), Coronado (Mermaid Red - American Amber Ale e Islander - IPA) e Speakeasy (Double Daddy - Imperial IPA e Payback Porter - Porter). As cervejas estarão disponíveis no mercado em meados de julho.
Para as cervejas inglesas, as cervejarias Titanic Brewery (inicialmente nas versões: Vanilla Chocolate Stout, Captain Smith - Strong Ale, Pier 54 – American Craft Beer e White Star – Golden Ale) e Timothy Taylor (com sua premiada Landlord – Strong Pale Ale), e anuncia ainda a ampliação de novos rótulos das marcas já representadas: Badger (Inglaterra), Theakston (Inglaterra) e Rodenbach (Bélgica).

www.bierwein.com.br

Baden Baden

Sim, existem exceções! Visitamos o estande da Brasil Kirin com certo sentimento de que iríamos provar a Baden Baden Chocolate Beer e nada iria acrescentar à visita, entretanto, fomos surpreendidos! Em sua descrição, o fabricante anota: _Ao sentir o aroma da cerveja, o apreciador irá ansiar pelo doce, mas na boca os amargores característicos de maltes tostados e do lúpulo especiais irão surpreender, fazendo com que sinta mais prazer em degustar o próximo gole.
Pois é, isso acontece mesmo! “No nariz”, ela remete a chocolate meio amargo, mas, na boca um equilíbrio perfeito em seu amargor, nada de doce! O chocolate transformasse em amargor suave e tostado, como um chocolate amargo com sabor de mais um gole! Uma pena que a cerveja tenha sido produzida em lote único.
Em conversa com o Marcus Vinícius, um dos responsáveis pela produção da Baden Baden, ele menciona que a participação de uma microcervejaria num grupo multi como a Brasil Kirin, tem muitos pontos positivos, principalmente em relação a qualidade de insumos e uma rede logística das maiores do Brasil.

Cervejaria Coruja

A lendária cervejaria gaúcha esteve representada por Rafael Rodrigues, um dos idealizadores da Cerveja Coruja Viva, uma cerveja que desde 2004 vem encantando todos que provam. Pelo seu sabor presente e marcante, entendemos o adjetivo que integra seu nome, VIVA.
Constam ainda em seu portfólio a Coruja Extra Viva, Cerveja Coruja Alba Weizen 600ml, Cerveja Coruja Alba Weizenbock 600ml, Coruja Strix, a sazonal Coruja Coice e as foras de série Cerveja Coruja Labareda 300ml, Coruja Otus e Coruja Baca.
A cerveja Coruja Viva não é pasteurizada e sua embalagem de 1L remete a um vidro de xarope antigo! Em conversa com Rafael, ele mencionou o aumento de sua rede de distribuição como principal novidade, buscando chegar ao interior paulista, inicialmente em Campinas. Por ser uma cerveja que não é pasteurizada, seu transporte é bastante complicado, uma vez que necessariamente deve estar refrigerado em todo seu percurso e armazenamento. Estamos ansiosos pelo “voo” da coruja aqui pela RMC Campinas!

www.cervejacoruja.com.br

Cervejaria Premium Paulista

Recém inaugurada, a cervejaria lançou a cerveja Madalena - cujo nome homenageia o bairro boêmio de São Paulo (Vila Madalena) -, são  seis estilos de cervejas, Pilsen, Weiss, American Lager, Porter, Stout  e Pale Ale. A capacidade de produção da fábrica é de até 100 mil litros por mês. Um dos grandes diferenciais da nova cerveja é o processo de micro-filtragem orgânica na sua produção, que pode ser vista por quem tiver interesse, pois a fábrica da Cervejaria Premium Paulista, situada em Santo André - São Paulo está aberta à visitação.

www.cervejariapremiumpaulista.com.br

Dama Bier
Uma cervejaria de Piracicaba-SP, focada na produção de cerveja especial, possui 5 rótulos no seu portfólio e algumas cervejas sazonais, sua capacidade produtiva é de 60.000 litros/mês.
A cervejaria apresentou no Degusta Beer, a Imperial Pilsen, uma cerveja com 5 vezes mais amargor do que uma pilsen normal, foi desenvolvida em parceria com a Cervejaria Nacional. A cerveja não foi engarrafada, portanto não esta disponível nas gôndolas.
Das tradicionais separamos as mais pedidas, a IPA - India Pale Ale - possui cor âmbar, seu aroma passeia por tons cítricos, frutados (que rementem ao maracujá mesmo sem tê-lo na fórmula) e por notas maltadas. E a Dama Weizenbier, que recebeu a Medalha de Bronze no Australian International Beer Awards 2013 (Austrália).
A cervejaria possui um Bar da Fábrica, Gastropub um lugar agradável, boa comida e um chope de qualidade.

www.damabier.com.br

Leuven Cervejaria

 

Localizada em Piracicaba, produz cervejas artesanais inspiradas nas tradicionais cervejas da Bélgica. Alexandre Godoy, fundador da cervejaria iniciou a produção com receitas que herdou de seu bisavô.
Atualmente, a Cervejaria Leuven produz três 4 tipos de cerveja: Golden Ale, Red Ale, Leuven Dubbel e Leuven Blanche.

www.cervejaleuven.com.br

 

Mestre das Poções

E para você que nunca imaginou uma cerveja mística, o Mestre das poções apresentou suas cervejas que são fabricadas de acordo com as fases da Lua, zodíacos e elementos naturais, que refletem a intensidade energética desses elementos no produto CERVEJA!
“Acreditamos que nossas poções tragam uma melhor conexão com o universo, e maior compreensão dos micros eventos que compõem nossas vidas. Não apenas fazemos cervejas, estudamos como ela podem ser utilizada em rituais mágicos e divinatórios. Esta pesquisa é o grande foco do Mestre das Poções”, completa André Balparda.

Espumomancia
Além de apresentar a cerveja mística, O Mestre das Poções também promoveu a espumomancia em seu estande. A espumomancia é uma adaptação da Cafeomancia, onde é utilizada a espuma da cerveja para as previsões advinhatórias em vez da borra de café.

A microcervejaria está em processo de legalização com previsão de comercialização para 2014.

www.mestredaspocoes.com.br

Rasen Bier

 

Localizada em Gramado, a cervejaria produz sob a influência da cultura deixada pelos povos europeus e pela tradição da cerveja alemã.  Hoje possui em seu portfólio 4 estilos, a Weizen, Ambar ale, Dunkel e Pilsen, numa edição especial produziram a  Bagual, uma típica Brown Ale.
Outra especialidade da cervejaria é a produção de cervejas com rótulos personalizados para empresas, ocasiões especiais, festas, casamentos etc.

www.rasenbier.com.br

Rofer Cervejaria Artesanal

Instalada na região da Serra do Japi em Itupeva, a micro cervejaria já conquistou prêmios nacionais. Possui  4 cervejas no portfólio, a Vienna Lager (uma das mais pedidas), a IPA- India Pale Ale, a Hefeweizen e a Schwarzbier.
A Cervejaria possui um sistema de Delivery na cidade para o Chopp Rofer, e está aberta a visitação.

www.rofercervejaria.com.br
 

Galeria de fotos:
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia