Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
AGENDA - CULTURA E LAZER
Gastronomia é tema de obras artísticas na Bienal Internacional de Curitiba 2013
20/08/2013
de 31/08/2013 a 01/12/2013

Este ano, a temática gastronômica aparece na Bienal Internacional de Curitiba 2013 através de duas obras: na pintura "Grande Utilidade - Comer" do chinês Wang Cheng Yun e na performance “Esmagamento Sensível” do mineiro Marcos Paulo Rolla.
A carreira de Wang Cheng Yun traz uma reprodução fiel de acontecimentos históricos. Sua obra mostra representações figurativas do realismo social cotidiano. É o caso de “Grande Utilidade - Comer" um quadro em acrílico sobre tela que retrata uma mesa de jantar e pessoas comendo, que será exposto na Casa Andrade Muricy. Artista de espírito curioso e desafiador, já participou da Bienal de Havana, da Bienal de Veneza e, desde 2004, é professor na Academia de Belas Artes de Chengdu. Estudou pintura clássica européia na província de Sichuan e foi para a Alemanha nos anos 90, onde pôde praticar sua técnica de pintura precisa e fiel, um estilo de sólida formação que influenciou toda uma geração de artistas da China.
Já Marcos Paulo Rolla irá apresentar a performance “Esmagamento Sensível”, no Mercado Municipal, caminhando sob frutas e verduras, tocando um acordeon, em meio a uma sonorização no local. Este mineiro é um artista multimídia criador do CEIA - Centro de Experimentação e Informação de Arte e mestre em Artes (EBA-UFMG). Participou da programação de performance da 29ª Bienal de São Paulo (2010) e ganhou o Prêmio de Aquisição do Salão Nacional da FUNARTE-RJ e o Prêmio Edgard Gunther de Pintura (MAC-SP). Já participou de exposições coletivas no MAM-RJ, MAM-SP, Muu Gallery (Finlândia) e na Foundazione Pistoletto (Itália). Seus trabalhos encontram-se em coleções do Instituto Itaú Cultural (SP) e Museu de Arte da Pampulha (BH), Centro Cultural Inhotim (MG).

Serviço:

XX Bienal Internacional de Curitiba

“Esmagamento Sensível”
Data: 5 de outubro
Horário: 11h
Local: Mercado Municipal de Curitiba (Av. Sete de Setembro, 1865 I Centro)
Tel.: (41) 3363-3764

"Grande Utilidade - Comer"
Data: 31 de agosto a 1° de dezembro
Horário de visitação: 10h às 19h (3ª a 6ª feira) e 10h às 16h (sábado, domingo e feriados)
Local: Casa Andrade Muricy (Al. Andrade Muricy, 915 I Centro)
Tel.: (41) 3321-4798
Ingresso: Gratuito

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia