Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
AGENDA - GASTRONOMIA
USF Campinas traz chef francês Laurent Suaudeau para palestra exclusiva
de 13/06/2013 a 13/06/2013


A cozinha foi, por muitos anos, o ambiente menos nobre das residências. Diferente dos outros espaços da casa, ela existia por simples obrigação. Servia para o preparo das refeições e para o acumulo de louças. E hoje? A cozinha pode ser vista como uma terapia? Espaço para se reunir com os amigos? Essa é a discussão que Laurent Suaudeau promove na Universidade São Francisco (USF).
Nascido em Cholet, França, no ano de 1957, Suaudeau radicou-se no Brasil. Veio para o país em 1980 para trabalhar no Le Saint Honoré, restaurante do Hotel Meridién, Rio de Janeiro. Autor de dois livros, foi eleito Chef do Ano em 2003 pelas revistas Gula, Quatro Rodas e Veja SP. Laurent acumula experiências que fazem dele um dos mais expressivos nomes da cozinha francesa em terras latino-americanas.

“A cozinha pode ser vista como terapia” é um evento promovido pelo curso de Gastronomia da USF, dedicado aos entusiastas da Haute Cuisine, e tem o intuito de estimular alunos e profissionais a estarem constantemente atualizados com as tendências de mercado. “Com os novos projetos de espaço gourmet, o simples ato de cozinhar transformou-se em um encontro gastronômico familiar. Preparar refeições, o que antes era um trabalho solitário, hoje  é um momento de prazer e convivência”, avalia a Profª Andréia Pimentel, coordenadora do curso de Gastronomia da USF.

Essas e outras tendências estão presentes em toda a grade curricular do curso. A USF mantém um convênio com o Le Cordon Bleu, na França e Peru, para onde os alunos viajam pelo menos uma vez durante a gradução. Mausi Sebess, na Argentina também já foi visitado pela primeira turma, para o curso de cortes especiais. De acordo com a Profª Andréia Pimentel, trazer Laurent para Campinas é mais uma maneira de valorizar o papel da gastronomia.

Destaque para a confeitaria e panificação
Reforçando o primor da USF na concepção do curso de Gastronomia e suas estruturas, a instituição inaugura, na ocasião da palestra do Chef Laurent, o Laboratório de Confeitaria e Panificação. O novo espaço tem o objetivo de orientar o aluno sobre a importância do estudo técnico relacionado à produção artesanal e industrial de produtos de panificação e confeitaria.
As instalações incorporam modernas ferramentas de controle e desenvolvimento de novos produtos, tais como análise sensorial e elaboração de alimentos especiais: funcionais, sem glúten e dietéticos, por exemplo.

“Optamos por fazer uma laboratório especifico de confeitaria e panificação para  aprimorar o conhecimento nestas áreas. Somos pioneiros com esta infraestrutura em Campinas e buscamos referência na alta confeitaria europeia”, conta Profª Andréia Pimentel, coordenadora do curso de Gastronomia e responsável pela implementação do espaço.

Serviço
“Cozinha como terapia” – Palestra com chef Laurent Suaudeau
Data: 13/6 (quinta) a partir das 19h
Universidade São Francisco – R. Cel. Silva Teles, 700. Prédio C – Cambuí – Campinas
Alunos: R$ 150,00
Não alunos: R$ 180,00

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia