Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - ACONTECE
Joe & Leo´s Campinas recebe prêmio nacional por práticas de sustentabilidade e gestão ambiental
15/05/2013

 

Carlos Américo Louredo, diretor do Joe & Leo´s Campinas e Guilherme Bezerra, sócio-fundador da rede Joe & Leo´s na cerimônia de entrega do prêmio

‘Planet Sierra Tenant Award' é uma ação do Grupo Sonae Sierra Brasil que envolve todas as operações no Brasil

As ações em prol da sustentabilidade e gestão ambiental desenvolvidas pelo Joe & Leo´s Restaurant Family de Campinas, instalado no Parque D. Pedro Shopping, foi coroado com o ‘Planet Sierra Tenant Award'. O vencedor da segunda edição do prêmio foi revelado na manhã de ontem (14) pelos executivos da Sonae Sierra Brasil, incorporadora, proprietária e administradora de shopping centers no Brasil.

 

O prêmio ‘Planet Sierra Tenant Award', criado pela Sonae Sierra, é uma iniciativa inovadora e pioneira no setor e abrange todos os centros comerciais da empresa nos sete países em que opera. O objetivo é reconhecer os lojistas com o melhor desempenho ambiental e que ao longo do ano desenvolveram ações positivas nesta área.

A cada edição, a premiação contempla apenas duas lojas por país. “A sensibilização dos lojistas e parceiros para uma correta gestão ambiental é uma prioridade para a Sonae Sierra, já que o sucesso da implementação do nosso Sistema de Gestão Ambiental certificado de acordo com a ISO 14001 depende da participação dos nossos lojistas”, conta Elsa Monteiro, diretora de Sustentabilidade da Sonae Sierra.

 

Para a executiva, o ‘Planet Sierra Tenant Award’ permite que o grupo trabalhe em conjunto com os lojistas para minimizar os efeitos nocivos ao meio ambiente. “A expectativa é que os vencedores de cada edição inspirem outros profissionais que ainda estão no início de um projeto em prol das práticas sustentáveis”, finaliza a diretora.

As lojas candidatas ao ‘Planet Sierra Tenant Award’ passaram por inspeções para verificação do cumprimento dos itens estabelecidos no regulamento. Durante as visitas foram avaliados extintores, saídas e luzes de emergência, limpeza, organização, cabeamento elétrico, armazenamento de materiais inflamáveis, entre outros itens.

 

Este prêmio foi criado em 2010 no âmbito da estratégia de Sustentabilidade da Sonae Sierra e visa distinguir os lojistas empenhados nas ações para os cuidados com o meio ambiente e que demonstrem as melhores iniciativas, tais como: processo de gestão operacional que trabalhe para melhorar o seu desempenho ambiental em termos de qualidade do ar, energia, água, ruído e que desenvolvem programas de formação e sensibilização ambiental para os colaboradores e clientes.

Para Carlos Américo Louredo, diretor do Joe & Leo´s Restaurant Family Campinas, a conquista do Planet Sierra Tenant Award é o fruto de um projeto implantado pela unidade em 2010, quando a premiação foi lançada pelo Grupo Sonae. “Foi um trabalho árduo, envolvendo toda a nossa equipe de colaboradores, fornecedores e prestadores de serviços, com o objetivo de implantar uma mentalidade de conscientização em prol de uma ação sustentável, não apenas no restaurante, mas no dia a dia de cada um”, afirma. “E o resultado de todo este processo é que temos hoje uma equipe que pratica a sustentabilidade em nosso restaurante e em casa, com seus familiares, sempre pensando na qualidade de vida de toda a comunidade.”

 

A mentalidade de um mundo sustentável dentro da Rede Joe & Leo´s vem desde a abertura da primeira loja do grupo, em 1993, na cidade de Itaipava, no Rio de Janeiro. A unidade, localizada em uma área verde dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, foi aberta com o princípio de uma loja que proporcionaria um clima sócio ambiental.

As cores na primeira loja, em 1995, foram o verde escuro da bandeira, dando uma sintonia de operação nacional, e o verde claro, da mata que se localizava à frente da loja de São Conrado (Floresta da Tijuca). As madeiras de demolição foram colocadas como prioridade de política de construção; tintas não tóxicas nas paredes; ausência de produtos químicos nas ferragens que integram o restaurante dando a leve impressão de antigo; apresentação de apoio de marketing durante muito tempo ao surgimento de ONGs com sintonia sócio ambiental; utilização de material descartável sem gerar nocividade ao ambiente; proibição de produtos de limpeza sem autorização da ANVISA; produtos com CIF ou certificados pelos Órgãos regulamentadores. Toda esta preocupação da matriz foi implementada na unidade de Campinas ao longo dos 11 anos de funcionamento.

 

O Joe & Leo´s Campinas, no entanto, não parou por aí. Além de estudar a adoção de uma praça na região do shopping, a unidade está concluindo um projeto mais amplo, que virá a tornar a loja ainda mais sustentável e preocupada com o meio ambiente da comunidade e dos clientes. Entre as ações que serão colocadas em práticas nos próximos meses, adianta Loureiro, podem ser destacadas: troca de lâmpadas incandescentes por leds, tanto na decoração quanto no ambiente interno da casa; controle de energia dos equipamentos; redução dos gastos de energia pelos colaboradores; treinamento intensivo dos funcionários sobre o tema sustentabilidade; reaproveitamento das folhas de escritório para impressão; separação do lixo reciclável, vidros e plásticos. E, o mais importante, o controle do desperdício de tudo que é gerado nas operações diárias.

Foto: Daniel Mac Needs

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2019 Gastrovia Turismo e Gastronomia