Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - ACONTECE
Sensações e qualidade na mesa dos catarinenses
05/04/2013

 


É cada vez mais raro as pessoas se sentarem à mesa para apreciar, com calma e prazer, os sabores e aromas de uma boa refeição. No dia-a-dia, quase impossível. No máximo em eventos pontuais, mas, mesmo assim, na maioria das vezes, com os minutos contados. É o corre-corre do mundo contemporâneo influenciando nossas rotinas e inclusive nossos hábitos alimentares.

Mas uma nova tendência mundial ganha cada vez mais força, enfrentando o ritmo frenético da vida atual: é o slow food, que incentiva as pessoas a saborearem uma boa culinária no seu devido tempo, sem atropelo. Ela foi fundada em 1986, pelo italiano Carlos Petrini afim de incentivar e promover novos hábitos nas refeições, incluindo uma preocupação com o produto e seu produtor. Atualmente, conta com mais de 100 mil associados ativos em todo o mundo que são representados localmente por líderes que levam o conceito para consumidores e empresários.

E este movimento já pode ser encontrado no espaço gastronômico Indaiá, que reabriu recentemente, repaginado em seu espaço e conceito, na cidade de Itapema, litoral norte de Santa Catarina. De acordo com o chef Gustavo Piffer, que comanda a cozinha, um dos fatores mais importantes do conceito slow food é repensar a qualidade dos alimentos e o ato de alimentar-se. “Redescobrimos o prazer de saborear um alimento. Isso nos leva a valorizar a matéria prima, se importar com o que e como você come”, diz Piffer. E são produtos com origem local que dão a tônica aos pratos desenvolvidos na casa.

No cardápio do Indaiá, ingredientes e produtos sempre frescos, como as vieiras de Porto Belo, os mariscos de Estaleiro, trutas de Rodeio, tilápias de produtores locais, além de cervejas e cachaças artesanais, que também respeitam os valores do slow food. E o que é melhor: o cliente não paga mais por isso; pelo contrário, os valores acessíveis são um dos pilares do movimento. “O slow food não é só uma causa ambiental, e sim financeira também, pois valoriza e incentiva os produtores locais. Mas, além de tudo, permite que o cliente tenha um momento tranquilo para comer, sem perder os prazeres da vida”, completa.

               


           

 

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
Pizza Germânica
Pizza Germânica
28/09/2013
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia