Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - ACONTECE
Como comprar e preparar Frutos de Mar
05/04/2012

 

São muitas as espécies marinhas que pertencem à classe dos frutos do mar. Elas são classificadas basicamente em:

Moluscos: Seres invertebrados que podem apresentar uma,duas ou nenhuma concha. Tem o corpo mole e podem ser divididos em outras categorias, como:

Bivalves: Estes são os frutos do mar que contém geralmente, duas conchas. Eles se alimentam através de infiltrações e sifões, de onde extraem água e seus nutrientes.
Exemplos de Bivalves: Mexilhões e Ostras.

Cefalópodes: Invertebrados com cabeça comprida em forma de tubo, com diversos membros e ventosas.
Exemplo deles: Polvo e Lula.

Crustáceos: Seres aquáticos que não apresentam espinha dorsal, mas têm pernas articuladas e se locomovem de forma independente.
Exemplo: Caranguejos, Camarões e lagostas.

Na hora da compra:
Para fazer uma boa compra de frutos do mar é preciso ficar atento aos detalhes. Tato, olfato e paladar vão ajudar a definir a condição dos alimentos.

Manuseio: Para saber se o alimento está em condições perfeitas para uso, estique os membros e observe se eles voltam imediatamente à sua posição original. Se isto não acontecer, indica que a espécie marinha em questão, está morta, portanto imprópria para o consumo. Devem ser pesados sem água e devem conter uma carapaça bem forte e resistente.

Cheiro: Evite comprar frutos do mar com cheiro muito forte. Prefira os que têm cheiro mais suave e que “lembrem” apenas o cheiro de maresia.

Aparência: Fique atento aos sinais vitais dos moluscos e crustáceos, pois estas espécies iniciam o processo de decomposição logo após morrerem. No caso das ostras e dos mexilhões, as conchas devem estar bem fechadas ou se fecharem assim que forem movimentadas. Não compre as que estiverem com conchas trincadas ou partidas, provavelmente os seres já estão morrendo. No caso dos Polvos e Lulas, fique atento para a cor dos tentáculos e tubos. Eles devem estar com a cor branca. Se estiver rosada, evite-a.

Como conservar
O fruto do mar requer cuidados especiais e um consumo rápido. Sendo assim, dê preferência de compra para o dia em que for consumi-lo. Caso haja necessidade de guardar, coloque-os em uma recipiente e cubra-o com plástico film. A temperatura média para conservação é de - 3Cº.
Importante: Nunca coloque os frutos do mar em baixo da água, isso reduz o tempo de duração do alimento.

Como congelar de forma correta
É indicado o cozimento antes de ser levado ao freezer.  Devem ser embalados com cuidado, preferencialmente como os peixes, que tem camadas intercaladas de alimento e gelo.

Modos de preparo
Um dos principais detalhes para um preparo perfeito dos frutos do mar é o tempo de cozimento. Se cozidos demais podem ficar duros, fibrosos, ressecados e até mesmo insossos. Por outro lado se não forem bem cozidos, além de não saborosos podem até oferecer risco à saúde.

Tipos de preparo:
Grelhado: Este modo de preparo exige altas temperaturas e é indicado para alimentos crus e já processados. É o caso dos Camarões, abertos ao meio, lagostas, lagostins e lulas, que são perfeitos para grelhar.

Frito: Um dos métodos mais populares de preparo destes alimentos pode ser feito de duas formas: empanado em massa com farinha de rosca ou trigo e ainda frito em óleo bem quente de milho ou amendoim.

Cozido no vapor: Método mais utilizado para o preparo de camarões, lagostas, mexilhões, caranguejos e amêijoas. Cozidos com pouca água, evitando serem escaldados, eles cozinham somente com o vapor. No entanto, a água pode ser utilizada para base de molhos de guarnição ou mesmo servida junto com o alimento.

Cozido por imersão: Processo indicado para caranguejos, lagostas e camarões crus, através de salmoura ou para acentuar o sabor.

Dicas: Como os frutos do mar são alimentos suaves e de gosto delicado é fácil encobrir o sabor dos mesmos na hora do preparo. Por isso é importante a moderação dos temperos, para que se sobressaia o sabor do alimento.

Links para assuntos relacionados
• Tipos de Peixes - Clique Aqui 
• Receitas com Frutos do mar - Clique Aqui .

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia