Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
RECEITAS - Doces e Sobremesas
Ovo Arretado
16/03/2013

Ingredientes:

 

  • 60 g de Cobertura de Chocolate Meio Amargo Garoto temperada
  • 60 g de Cobertura de Chocolate Blend Garoto temperada
  • ½ xícara (chá) de cocada mole
  • tirinhas de tapioca pronta, ou 1 colher (sopa) de tapioca granulada
  • 2 moldes de PVC para ovo de 250 g

Preparo
Pincele a Cobertura de Chocolate Meio Amargo sobre os moldes, formando listras na largura que desejar, e leve à geladeira por 1 ou 2 minutos para secar. Para as listras ficarem bem aparentes, repita o mesmo procedimento e leve à geladeira novamente. Divida a Cobertura Blend temperada sobre os moldes decorados e faça a casca do ovo usando a técnica do giro. Leve os moldes à geladeira por 15 minutos, ou até que a forma fique opaca. Enquanto isso, misture as tirinhas de tapioca com a cocada. Usando a tapioca industrializada, hidrate-a com cerca de 2 colheres (sopa) de leite de coco. Retire os moldes da geladeira e pincele-os com uma fina camada do chocolate meio amargo temperado. Com as costas de uma colher, espalhe o recheio e cubra com chocolate meio amargo temperado.

Dicas
Depois de temperado, o chocolate deve ser mantido sempre na temperatura final indicada na embalagem. Quando começar a esfriar, leve-o ao micro-ondas, em potência média (50%), por 5 a 10 segundos, para que retorne à temperatura correta.
Você pode preparar a tapioca usando a goma fresca ou a versão industrializada, em grânulos. Basta dispor uma camada fina da goma em uma frigideira grossa até que tome forma. Vire como panqueca para firmar do outro lado. Nas feiras e mercados, você pode comprar a tapioca pronta. Usando o tipo industrializado, em grânulos, hidrate-as com leite ou água de coco.

Recheio brasileiríssimo
Faça a cocada mole mexendo em fogo médio ½ xícara (chá) de coco fresco em flocos (50 g) com 1 ¼ xícara (chá) de açúcar (40 g) por 5 minutos, ou até que fique “transparente”. Deixe esfriar. Se preferir, recheie o ovo com paçoca triturada. Leve à geladeira pela última  vez, para secar, por cerca de 2 minutos. Desenforme o ovo e embale em papel celofane transparente.

Rendimento: 1 ovo de 300 g
Tempo de preparo: 2 horas

*Receita: Garoto.

Esta receita faz parte do ebook especial de páscoa do Gastrovia. Clique aqui e confira outras dicas e receitas.

 

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia