Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - ACONTECE
Festival Internacional Música em Trancoso 2013 estreia com anfiteatro lotado
27/02/2013

 

Nas duas primeiras noites da segunda edição do festival, sábado e domingo, mais de 2.200 pessoas, entre membros da comunidade, turistas, convidados, autoridades e personalidades do meio artístico lotaram o novo anfiteatro do Música em Trancoso 2013 para conferir e aplaudir a apresentação de solistas internacionais, como os integrantes da Filarmônica de Berlim, Rudiger Liebermann, violino, e Edicson Ruiz, contrabaixo, acompanhados pela Neojiba – Orquestra Juvenil da Bahia, que abriram o festival. A programação se estenderá até 2 de março, com concertos diários e gratuitos.

Com a presença de autoridades como a Ministra da Cultura Marta Suplicy, o presidente do STF, Ministro Joaquim Barbosa, e o Governador da Bahia, Jaques Wagner, a Orquestra Juvenil da Bahia abriu oficialmente o Festival com o Hino Nacional, acompanhada de uma plateia bastante participativa. Apreciador de música clássica, Joaquim Barbosa – fortemente ovacionado pelo público – resumiu a iniciativa como “fantástica”. “O Música em Trancoso é um projeto altamente louvável, que deve ser repetido pelo Brasil a fora. Nosso País é extremamente musical, mas muitas vezes faltam incentivos e oportunidades às pessoas”, afirmou o Ministro.

Para a Ministra da Cultura, Marta Suplicy, o cuidado com a escolha do repertório e as diretrizes do Festival chamaram atenção. “Fiquei muito impactada com o projeto Música em Trancoso, principalmente com a programação que inclui aulas de iniciação musical nas escolas. Inclusive, disse ao Governador que vou me debruçar mais sobre o assunto, afirmou Marta.

Segundo Sabine Lovatelli, diretora artística da instituição e uma das principais idealizadoras do projeto, incentivo e oportunidade compõem a espinha dorsal do  Música em Trancoso. “Além das noites de espetáculo, unindo grandes nomes da cena erudita aos músicos em formação, a programação do evento inclui masterclasses com os solistas internacionais e aulas de iniciação musical para estudantes de escolas públicas da região. Tudo muito bem orquestrado, com a clara intenção de despertar o interesse pela música e contribuir para o aprimoramento técnico de jovens estudantes de todo o País”, explica Sabine.

Nesta edição, a expectativa é reunir 10 mil pessoas, um crescimento de público de 53%, comparado ao ano anterior, além de ampliar o envolvimento da comunidade, com maior utilização da estrutura local de hospedagem e transporte. “Neste ano, mais de 200 profissionais locais trabalham na organização do evento, em sua infraestrutura e logística. A comunidade tinha essa expectativa em relação ao festival e estamos correspondendo com a geração de oportunidades de negócios e trabalho, além de oferecer os meios para despertar o interesse pela música entre crianças e jovens da região”, afirma Carlo Lovatelli, presidente do Música em Trancoso e também um dos idealizadores.

Abertura
As duas primeiras noites foram marcadas pela apresentação de músicos da Filarmônica de Berlim, a exemplo do violinista Rudger Liebermann, que foi solista em “Fantasia sobre Porgy and Bess”, e do venezuelano Edicson Ruiz, contrabaixo. Ruiz chegou à Filarmônica com 17 anos (o mais jovem músico a integrar a instituição alemã), vindo do projeto social “El Sistema”, fundado pelo músico visionário José Antonio Abreu, com o objetivo de formar e resgatar a juventude venezuelana através da música, trajetória que o maestro Ricardo Castro fez questão de contar a todos os presentes.

Dedicada à Bossa Nova, a noite de segunda, 25, foi particularmente especial, pois contou novamente com a participação do maestro e pianista César Camargo Mariano, que mostrou uma composição chamada “Trancoso”, feita especialmente para o Festival. A cantora, ícone da Bossa Nova, Lenny Andrade se apresentou como convidada do maestro e seu sexteto e foi aplaudida em pé pela plateia, que mais uma vez lotou o anfiteatro.

A programação do Música em Trancoso 2013 irá até o dia 2/03, com espetáculos começando sempre ao pôr do sol, às 18h30. No palco, prestigiados solistas da Europa e Estados Unidos se apresentarão ao lado da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, regida por Cláudio Cruz, e da Orquestra Juvenil da Bahia (Neojiba), conduzida pelo maestro Ricardo Castro, instituições reconhecidas internacionalmente. Entre os convidados internacionais, Walter Küssner (viola), Rüdiger Liebermann (violino), Benoit Fromanger (flauta), David Gazarov Trio (Jazz), Leonard Elschenbroich (violoncelo), Martin Snell (barítono) e Kathrin Hildebrandt (soprano).

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia