Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
AGENDA - CULTURA E LAZER
Exposição Os Trapalhões no Estúdio Ely Barbosa no Memorial da América Latina
11/02/2013
de 02/02/2013 a 28/02/2013

No último sábado, 02 de fevereiro, mais de 250 pessoas lotaram o Auditório da Biblioteca do Memorial da América Latina para prestigiar o 29º Troféu Angelo Agostini, tradicional evento que premia os melhores trabalhos profissionais da arte seqüencial nacional em oito categorias.

Durante o evento, organizado pela AQC-ESP – Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo foi inaugurada a exposição Os Trapalhões no Estúdio Ely Barbosa, com cerca de 42 páginas originais produzidas durante a década de 80 contendo rascunhos, capas e páginas finalizadas e colorizadas manualmente, a fim de mostrar o trabalho artesanal, feito por muitos artistas do traço, do nanquim, das cores e das letras que fizeram a história da HQ nacional.

De 1976 a 1987, o Gibi dos Trapalhões foi publicado pela Editora Bloch. Em 1979, passou a ser produzido pelo Estúdio Ely Barbosa, criador de inúmeros personagens (Cacá e sua Turma, Gordo, Patrícia, Os Amendoins, Zé Apostador, entre outros).

Ely foi uma das figuras mais importantes para o Quadrinho brasileiro, pois além de grande criador de personagens carismáticos, também foi empresário de sucesso, tendo empregado em seu estúdio muitos desenhistas veteranos como Eduardo Vetillo, Bonini, Joel França, Watson Portela, João Batista Queiroz, Sergio Lima, Carlos Migliorin, Pontes, Kimura e, os então novatos, Bira Dantas, Cidão Norberto e Alexandre Silva. Estes últimos, junto com Vetillo, realizaram uma animada palestra sobre os gibis dos Trapalhões durante o evento.

Com entrada franca, a exposição Os Trapalhões no Estúdio Ely Barbosa ficará aberta ao público até o dia 28 de fevereiro, de segunda a sexta, das 9 as 18h e, aos sábados das 9 as 15 horas.

Serviço:

Exposição "Os Trapalhões no Estúdio Ely Barbosa"
Quando: de 02 a 28 de fevereiro
Horário: segunda a sexta, das 9 as 18h e, aos sábados das 9 as 15 horas.
Onde:   Biblioteca do Memorial da América Latina
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda
Informações: (11) 3823-4600
Entrada Franca
Organização: Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP) www.aqcsp.blogspot.com e Memorial da América Latina.

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia