Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
NOTÍCIAS - ACONTECE
Parque Estadual da Ilha Anchieta se prepara para receber turistas no verão
05/12/2012


Quem passar pelo Parque Estadual da Ilha Anchieta (PEIA), em Ubatuba, durante a próxima temporada, vai contar com mais segurança e conforto, tanto nos passeios pelas trilhas, quanto nos banhos de mar. O PEIA se preparou para receber os turistas durante as férias de verão e ficará aberto à visitação, durante a temporada, de segunda a domingo, das 8h às 18h. As trilhas necessitam de agendamento prévio, que pode ser feito pelo e-mail pe.ilhaanchieta@fflorestal.sp.gov.br ou pelo telefone(12) 3832-1397.

Entre as opções de trilhas, o visitante pode escolher caminhos que levam às praias do Sul, Engenho e Palmas e da Trilha Saco Grande, entre outras. As áreas demarcadas para banho nas praias contam com boias visíveis na extensão das praias da Baía de Palmas: Presídio, Engenho, Sapateiro, Prainha de Fora e Palmas.  O objetivo da demarcação, além de proporcionar maior segurança aos banhistas, é garantir a balneabilidade das praias.

Novidade
Uma novidade para esta temporada é a implantação experimental da Trilha da Restinga. O passeio revela vegetação que representa o ambiente de transição entre a praia e a Mata Atlântica.  Este novo roteiro foi identificado no ano passado, por voluntários do Programa “Amigos do Verde”, que perceberam o grande potencial turístico da trilha, que se diferencia por ser um ecossistema raro hoje em dia, já que esta faixa é alvo de grande pressão, devido à especulação imobiliária. 

Com 500 metros de extensão (acesso pela Praia de Palmas), a Trilha da Restinga tem nível de dificuldade fácil, leva cerca de 1h30m para ser percorrida. Durante o percurso, é possível observar espécies de jundu, como pinheirinho, grama e marmeleiro de praia, que são responsáveis pela contenção morfodinâmica, ou seja, retém o avanço do mar. Mais adiante, araçás, orelhas-de-onça, aperta-guela e clusia criuva.  Entre as espécies da fauna, é possível encontrar tatus, cotias, capivaras, saracuras, sabiás, sanhaços e lagartos.

Sobre o PEIA
A Ilha Anchieta é a segunda maior ilha do litoral de São Paulo. Com 828 hectares, é um dos principais atrativos turísticos de Ubatuba. Protegida pela criação do Parque Estadual da Ilha Anchieta, apresenta aos visitantes um grande espetáculo da natureza. O Parque ocupa a totalidade da Ilha Anchieta e, além de proteger as riquezas naturais, preserva rico patrimônio histórico- cultural.

Praias belíssimas, trilhas ecológicas, passeios pelas ruínas do antigo presídio e um dos melhores pontos para mergulho do Brasil. As instalações do antigo presídio, em ruínas, atraem o público para viver a atmosfera onde aconteceram importantes fatos da nossa história.

Além dos turistas, mergulhadores, pesquisadores e outros estudiosos procuram a Ilha Anchieta durante todo o ano. Na sede do parque, estão disponíveis muitas informações e painéis fotográficos. O parque também conta com  monitores de turismo para trilhas ecológicas e culturais, entre outros atrativos.

Serviço - Parque Estadual Ilha Anchieta
Ingresso: R$ 12
Funcionamento: de segunda a domingo, das 8h às 17h
Mais informações: (12) 3832-9059 / (12) 3832-1397.

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia