Facebook Twitter Google+ RSS Blog Gastrovia
BUSCA
Onde?
GUIA
Localidade
 
AGENDA - GASTRONOMIA
Feira Internacional de Café incentiva negócios do setor e propõe novas experiências com o produto
de 04/10/2012 a 06/10/2012

 

 

A 7ª edição do Espaço Café Brasil, considerada a maior feira de café da América Latina, acontece de 04 a 06 e outubro no Expo Center Norte, em São Paulo. Com a co-realização da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), funciona como uma plataforma de negócios e desenvolvimento do setor. A entrada é gratuita e o pré-credenciamento pode ser feito pelo site www.espacocafebrasil.com.br

O evento reúne toda a cadeia cafeeira, desde o produtor até o consumidor final. Este ano é realizado no período pós-colheita, por isso compradores nacionais e internacionais, especialistas e consumidor poderão degustar as safras atuais de lotes e microlotes de cafés frescos. Serão mais de 80 marcas expondo novos produtos, tecnologias e inovações para as 8 mil pessoas esperadas. Também participam cooperativas, torrefadoras, exportadoras e cafeterias.

Em sua última edição, foram gerados R$ 5,5 milhões durante os três dias. Marcos Racy Haddad, Diretor Comercial da Café Editora – realizadora da feira –, acredita que a 7ª edição vai triplicar os números anteriores. “A expectativa é movimentar R$ 15 milhões. O objetivo é debater sobre mercado, empreendedorismo e tendências do café”, explica Haddad. As atividades propostas otimizam a vida do empresário e visam estimular a troca de experiências entre cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e os amantes da bebida.

Roteiro do Café em São Paulo
Sem sair da feira será possível entrar em contato com várias regiões produtoras de café, especialistas brasileiros e convidados internacionais.

Na prática, essa dinâmica acontece na Sala de Cupping, onde empresários de diversos países circulam nas mesas de provas para a avaliação sensorial do café. A degustação profissional destaca o sabor, aroma, acidez e origem dos grãos. Em 2011, as rodadas de negócios do cupping renderam compra e venda de mais de 200 sacas de café.

Já o consumidor terá chance de provar, em primeira mão, cafés de diferentes tipos e aprender como prepará-lo utilizando os complementos adequados. Dentro do pavilhão Expo Center Norte, outras atrações dividem espaço com os stands, como a Cafeteria Gourmet. Ali serão realizados workshops técnicos sobre o preparo de café filtrado e espresso, drinques e torras. Um dos destaques é a oficina com o guatemalteco Raul Rodas, campeão mundial de barista, que ensinará técnicas de preparo do espresso.

Para os que se interessam em debater assuntos do mercado de café, vale conferir o roteiro das palestras gratuitas do Auditório de Inteligência de Mercado.  Pela primeira vez no evento, acontece o DNA do Café - Seminário Internacional, dia 4 de outubro, com 12 horas contínuas de conteúdo sob o tema Desenvolvimento, novidades e ações para um futuro sustentável. Uma das presenças confirmadas é do australiano Mark Dundon, da rede de cafeteria Seven Seeds - Melbourne e da brasileira Isabela Raposeiras, do Coffee Lab – São Paulo.

As atividades também englobam os baristas no Campeonato Brasileiro de Barista, que elege o brasileiro para o Campeonato Mundial de Barista. Mais informações pelo site www.acbb.com.br.

Serviço - 7º Espaço Café Brasil - Feira Internacional de Café
Onde: Pavilhão do Expo Center Norte – São Paulo (SP)
Data: 4 a 6 de outubro de 2012
Horário: dias 4 e 5, das 12h às 21h e dia 6, das 10h às 17h
Site: www.espacocafebrasil.com.br

Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça seu comentário:
Nome:
E-mail:
Código de segurança
Digite aqui o código de segurança mostrado na imagem abaixo.
CAPTCHA Image
Notícias relacionadas
 
 
 
Sobre o Gastrovia
Anuncie
  Sugestões
Parcerias
  Cadastre seu estabelecimento
Trabalhe conosco
  Não encontrou?
Contato
Home
Notícias
  Ebooks
Cozinha de A à Z
  Vídeos
Dicas
  Receitas
Cadastre-se
 
© 2024 Gastrovia Turismo e Gastronomia